livro-comunicacao-empresarial
Outros

Livros sobre comunicação empresarial

Por: Isabela Pimentel22/mai/2021
Compartilhe:

Comunicação empresarial é uma área desafiadora e, ao mesmo tempo, apaixonante.

Decerto, ao lidar com o cenário complexo das empresas, precisamos entender, além dos conceitos clássicos de comunicação, como mapear fluxos, processos e dominar conhecimentos de gestão de projetos e métodos ágeis.

De acordo com Roger Cahen, comunicação empresarial, é uma atividade sistêmica, de caráter estratégico, ligada aos mais altos escalões da empresa e que tem por objetivos: criar ― onde ainda não existir ou for neutra ― manter ― onde já existir ― ou, ainda, mudar para favorável ― onde for negativa ― a imagem da empresa junto a seus públicos prioritários.

Por isso, é vital que saibamos tanto criar um plano de comunicação empresarial e estratégica, quanto dominar as técnicas para sua elaboração.

Nesse sentido,  hoje separamos 4 dicas de livros sobre comunicação empresarial que farão a diferença na sua carreira, vamos conhecer juntos?

>> Leia também: 10 livros essenciais sobre comunicação integrada

Aprofunde seu conhecimento em livros de planejamento de comunicação com nossa trilha educativa especial, contendo 8 obras, infográficos e vídeos.


Comunicação Empresarial e Gestão de Marcas (Wilson da Costa Bueno)

O autor, renomado nos estudos de comunicação empresarial, vem se dedicando à construção de políticas de comunicação em diversas empresas e Institutos Federais de Educação.

A obra traz diversos estudos de casos na área, analisa estratégias comunicacionais aplicadas à gestão de marcas e destina-se a gestores de comunicação das empresas públicas e privadas, a professores, pesquisadores, estudantes e profissionais de jornalismo, relações públicas, propaganda/publicidade, marketing, administração, planejamento, recursos humanos e demais interessados ou estudiosos do impacto das mídias sociais nos processos de comunicação empresarial.

Vamos conhecer mais livros!

Ouvi dizer- comunicação integrada como antídoto (Isabela Pimentel, 2022)

Quando uma empresa não investe na chamada comunicação com funcionários (antiga comunicação interna), ela se torna vulnerável às cadeias de contágio de boatos ou rumores, que se originam como pequenos ruídos, crescem, multiplicam-se e se espalham por toda a empresa.

É exatamente nestes pontos pouco explorados pelo mercado editorial brasileiro que nosso livro foca: a correlação entre a comunicação eficiente, o contexto de recepção das mensagens e a origem dos boatos nas empresas.

Dentre os fatores que contribuem para sua rápida transmissão, estão: o medo de demissões, a falta de informações assertivas diante de dúvidas e conflitos, e o desinteresse da liderança em ouvir reivindicações dos times, o que também é potencializado pela perda de confiança, surgimento de um clima de insegurança e fortalecimento das chamadas redes de comunicação informais.

Comunicação integrada é um processo de diálogo que vai além de informar e enviar mensagens. Por isso, se sua empresa quer ter uma comunicação saudável e desenvolver anticorpos contra boatos ou atenuar suas perigosas consequências, estimule a cultura do feedback entre times e líderes, promova conteúdos e campanhas que envolvam o colaborador em primeira mão e faça parcerias com embaixadores e influenciadores internos.

Afinal, por trás de todo “ouvi dizer”, há um “preciso saber” em sinal de alerta. Assim, com essas orientações, é possível eliminar de vez os boatos das empresas?

Vamos percorrer juntos esta viagem pelo universo dos boatos organizacionais e em rede, e entender como uma visão integrada de comunicação, gestão e liderança pode ser a chave para a mudança.

Comunicação empresarial (Carolina Tomasi e João Bosco Medeiros)

O livro Comunicação Empresarial é um verdadeiro manual didático da área da Comunicação , com mais de dez anos de existência. Com ele, você ficará por dentro dos principais elementos do processo de comunicação na área organizacional.

Dessa forma,  o livro também traz para você as principais modalidades de linguagem existentes, o que ajudará a produzir textos com mais facilidade, que sejam coerentes, coesos e capazes de comunicar suas ideias de maneira completa e eficaz.

Assim, Comunicação Empresarial é um livro indicado para quem busca se aprimorar na arte de se comunicar, com clareza e eficácia no mundo corporativo.

Planos de Comunicação: Integrando Teoria e Prática (Maurício Tavares)

O conteúdo trata de forma abrangente e prática a comunicação organizacional com suas vertentes: comunicação interna, comunicação institucional e Comunicação de marketing.

Nesse sentido, é complementado com planos de comunicação, do básico ao avançado. Dos planos gerais aos específicos, a obra possui modelos completos e relevantes para seu cotidiano. 

Texto: Isabela Pimentel 
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

Gostou do texto?

Se gostou do texto, acompanhe nossos conteúdos estratégicos e  assine nossa newsletter para receber dicas de  #Estrategia  e #planejamentodecomunicacao todo mês.

Aprofunde ainda mais seus conhecimentos em planejamento de comunicação integrada e gestão de projetos com a nossa Formação Completa. 

Acompanhe também as aulas estratégicas toda quinta em nosso YouTube. 

Confira também as etapas do planejamento de comunicação integrada

Você também pode gostar de:

Newsletter

Receba os cases, notícias e novidades em seu e-mail.

Materiais Educativos

A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa.

Acompanhe nossos materiais educativos