3 tipos de influenciadores digitais para investir

Como reconhecer os tipos de influenciadores digitais? Confira nosso artigo e crie sua estratégia
07 abr 2020

Assim como temos diferentes categorias de produtos e serviços, também temos tipos distintos de influenciadores  digitais e o momento certo para trabalhar cada um deles em nossa estratégia de marca. Apesar disso,  muita gente ainda acha que influência é só quantidade de like.

Lembra da última vez que você convidou um influenciador digital para sua campanha pois ele tinha muito like? Acabou que a reputação dele estava ruim e o conteúdo nem gerou o engajamento esperado. Você tinha dúvidas se daria certo, mas acreditou que o número de seguidores era bacana e colocou a campanha pra rodar. 

Um erro dos profissionais e agências é não considerar que é preciso ter um trabalho de estratégia de marca com esses influenciadores digitais.

Quais são os tipos de influenciadores?

Assim sendo, um dos primeiros tipos de influenciadores que você precisa conhecer é o sentinela. Esse perfil não publica muita informação, o faz de maneira menos recorrente, mas seus conteúdos e capacidade de análise chamam atenção. Ele  é ideal para marcas maduras e já consolidadas.

Influenciador digital especialista

Um segundo tipo é o formador de opinião ou especialista. Assim que acontece um fato, ele rapidamente produz uma análise e seu ponto de vista se destaca da multidão, ele gera engajamento com sua visão de mundo. Perfis assim são muito bons para lançamentos e eventos.

Agora, temos um último tipo que é indicado para setores como moda, tecnologia e produtos em geral: os críticos.

Quem são os influenciadores digitais críticos?

Ao contrários dos formadores de opinião, os críticos demoram mais a produzir conteúdos, pois fazem análises, comparam produtos e escrevem reviews, geralmente, também gravam vídeos.

Além disso, também podemos trabalhar influenciadores específicos nas diferentes etapas do funil  em que esteja nossa persona, de acordo com os estudos do professor  Edney Souza. Repare  que se sua estratégia for divulgar uma campanha de forma massiva, celebridades são uma ótima opção, ao passo que se você que aumentar a consideração e reconhecimento sobreo seu produto , o ideal é focar em especialistas.

 

Veja como por sua capacidade de gerar afinidade com as audiências, os microinfluenciadores e seu jeito “gente como a gente” são capazes de impulsionar vendas.

Chegou a hora de mudar!

Penssando nessas estratégias para trabalhar com influenciadores digitais relevantes para sua marca, criamos esse checklist inédito.

Se você está cansado de não ter bons resultados com influenciadores digitais e quer mudar esse cenário, participe do nosso curso inédito sobre estratégia de conteúdo e marca.

Confira também nossos materiais gratuitos sobre influenciadores digitais

 

Texto: Isabela Pimentel 
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

 

 

07/04/2020 Isabela Pimentel

Contato