Bora lá: como executar o planejamento de comunicação under pressure?

07 jan 2019

Início de ano. Aquele clima de alma limpa, novos ares, nova comunicação. Correto? Nem sempre! Muitas vezes, as empresas querem mudar seu posicionamento, mas repetem os mesmos erros na hora de planejar e conceber campanhas. Por isso, invista em planejamento de comunicação! 

Para evitar possíveis erros em lançamentos de produtos e serviços, antes de tudo, é preciso fazer um diagnóstico completo da marca, da sua reputação até a presença digital, passando pelos meios off-line, ponto de venda e etc.

Entra em cena o poderoso planejamento de comunicação integrada, que segue as etapas de diagnóstico, análise de cenários (macro e micro), definição de objetivos, metas e  muito mais!

Plano criado, então o trabalho terminou? Não!  Para dar certo, o plano precisa ser algo vivo e que se adapte a novos contextos e momentos da realidade corporativa!

Para avaliar o plano, considero o que chamei de 4E: ele é específico para a realidade da sua empresa e seus públicos? Ele é estratégico? A linguagem é envolvente? Ele é realmente executável?

Então os problemas estão resolvidos se o plano contempla os 4E?

Infelizmente não! Precisamos lidar com o chamado “planejamento under pressure”!

Quando um plano de comunicação é rígido demais, ele não tem a flexibilidade necessária para se adaptar aos pedidos de última hora e situações inesperadas que acontecem no dia a dia da empresa.

Como então executar o planejamento ao longo do ano se os contextos mudam tanto?

  1. Quando surgir um pedido de ação ou campanha não prevista no Plano, avalie se ela está associada aos objetivos estratégicos a serem alcançados no ano;
  2. Questione se, de acordo com os objetivos e clima da empresa, se esse é o melhor momento para lançar uma nova campanha;
  3. Solicite o máximo possível de informações à área que solicitou essa divulgação ou fez o pedido da campanha.
  4. Diferencie campanha de plano de divulgação: várias vezes as áreas solicitam “campanhas”, quando, na verdade, é uma cobertura ou criação de um plano de divulgação!

No próximo texto, vamos falar mais sobre planejamento de comunicação integrada. Se você tem mais interesse em dar os primeiros passos nessa área e quer entender como a transformação digital e as redes sociais impactaram o planejamento de comunicação, clique aqui para conhecer nosso curso online! https://www.comunicacaointegrada.com.br/nossa-loja/comunicacao-integrada-conceito-pratica

 

Texto: Isabela Pimentel 
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

 

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07/01/2019 Isabela Pimentel

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