Como criar uma campanha de comunicação?

08 maio 2017

Muito reais envolvidos. Pouco retorno e baixa taxa de engajamento. A culpa é de quem quando uma campanha de comunicação não dá certo?Para que qualquer ação de comunicação seja tirada do papel, o primeiro passo é começar com um processo de escuta ativa. Mas, o que ouvir tem a ver com planejar? Eu te respondo: tudo! Se não faço um diagnóstico e começo uma campanha baseada no achismo as chances de erro crescem exponencialmente.

Então, a primeira dica para criar uma campanha focada em pessoas é saber ouvir. Depois de concluído o processo de escuta, é hora de iniciar o trabalho de diagnóstico: como estão os fluxos de comunicação hoje? são horizontais? verticais? as áreas de falam? como os funcionários encaram a comunicação? se sentem bem informados?

Na fase do diagnóstico, uma pesquisa dos meios e das práticas de comunicação já existentes é fundamental. Quando tiver os resultados da pesquisa, é o momento de definir os próximos passos: objetivos, metas, estratégia, plano de ação e cronograma.

Um fato muito importante é que cada ação deve estar atrelada a uma meta e que sem indicadores estratégicos não poderemos mensurar os resultados. Então, tire o plano de ação do papel , mas não deixe de periodicamente avaliar os resultados.

Então, para criar uma campanha e ação de comunicação que realmente foque em pessoas e não em processos:

1 – Saiba ouvir as demandas das outras áreas;

2- Deixe claro que a comunicação é de todos, e não apenas de um setor;

3- Faça um diagnóstico realista dos meios de comunicação existentes antes de lançar uma nova campanha e propor atualizações;

4- Estabeleça indicadores e metas atrelados aos objetivos estratégicos;

5- Avalie os indicadores periodicamente;

E antes de tudo, tenha empatia para comunicar da forma como gostaria de receber as mensagens sobre sua empresa!

 

Gostou do texto? Compartilhe e comente! 😉

Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada

Imagem: Visual Hunt 

Deixe um comentário

08/05/2017 Isabela Pimentel

Vamos juntos?