Chega de separar conteúdo da estratégia digital

estrategia-dgital
05 jul 2020

Você está à procura de uma empresa ou parceiro e começa a pesquisar seu nome nos mecanismos de busca. Primeiro, localiza o site, depois, navega pelas redes sociais e depois toma um susto.

Um site super quadrado, sem arquitetura da informação, navegação confusa e zero focado na experiência do usuário, enquanto nas redes sociais, a empresa faz live, aposta em fotos carrossel e ainda se orgulha de dizer que está no TikTok.

Sendo assim, situações como essa são mais comuns que imaginamos, especialmente quando as marcas veem o conteúdo como algo isolado e a par da sua estratégia de trabalho de marca. Agora, vamos imaginar um caso oposto: a marca é forte, tem uma presença digital consolidada e comunica sua missão, visão, valores e propósito.

Ela não passa mais credibilidade? Em mercados altamente competitivos, na estratégia de formação de marca, é muito importante que, na fase de planejamento, primeiro se elabore a missão, visão e valores e sejam estabelecidos os diferenciais competitivos.

Pensar a marca de dentro para fora significa primeiro focar em seu cerne, ou seja, os valores, para depois iniciar sua estratégia de comunicação. Além de ter valores e propósitos claros, é preciso definir e encontrar um nicho.

É preciso planejar!

A era da comunicação de massa já passou e cada vez mais temos produtos
que atendem necessidades específicas de segmentos altamente exigentes.
Valores, marca, segmento. E agora?

Após cumprir essas trilhas iniciais, você vai ter, além do seu planejamento estratégico, a etapa de namimg e branding concluídos. Aí é hora de finalmente começar seu trabalho de planejamento de comunicação, partindo de um objetivo, criando estratégia, metas, um cronograma possível e viável, além de um plano de ação bem estruturado.  Vamos criar marcas que marcam e estratégias de comunicação marcantes?

Dessa forma, após concluir todas as etapas do planejamento de comunicação, chegamos ao momento de ativar as ações do plano. É neste período em que grande parte das empresas separam o conteúdo da estratégia da marca.

O motivo é simples, o planejamento precisa ser seguido para não perdermos a essência do que foi estudado e definido anteriormente. O que precisa ser muito claro é que um post não é uma estratégia.  É só um post!

Mas, o que é uma estratégia digital?

Basicamente é a postura da empresa no ambiente digital através de ações
integradas em todos os canais onde a marca atua. Estratégia é um estudo
aprofundado que percorre diversos âmbitos da marca em busca de alcançar os objetivos. Separamos um vídeos especial sobre todos os momentos do planejamento , até a estratégia digital.

Assim, neste artigo, eu vou falar sobre duas estratégias bem atuais no mercado. Um exemplo de estratégia utilizada por empresas é o Inbound Marketing que está associado diretamente a produção de conteúdo. O Inbound é certeiro! Ele atrai, converte, relaciona, vende e depois analisa. Precisamente nesta sequência.

Qual objetivo do Inbound?

O objetivo também é claro! Produzimos conteúdo para que as pessoas venham até nós, seja por mecanismos de buscas ou qualquer outro meio, neste momento elas se tornam visitantes. Cada etapa do Inbound precisa ser analisada com bastante atenção e a mais delicadas é a venda. O que nos leva a segunda estratégia.

Copywriting e estratégia digital

O copywriting é a arte e a ciência de criar uma comunicação com o objetivo de gerar uma ação como resposta. Ou seja, a copy, como é apelidada, pode ser usada em diversos canais como: e-mail marketing, landing pages, sites, campanhas de Facebook Ads e Google Ads. Além de carta, script’s e vídeos de venda.

Dessa forma, a copy mexe na emoção do público e tem a missão de explorar a persona definida no planejamento. Copywriters tem algumas missões, entre elas: educar o cliente antes de apresentar a sua oferta.T oda vez que você ensina algo para as pessoas, constrói-se um laço de confiança, dispara uma série de elementos de persuasão que gera a segurança.

O objetivo da copy é vender, portanto o resultado sempre será a prioridade. Percebeu como as duas estratégias estão ligadas? Os dois conceitos se  relacionam em determinado momento. Sabe o que mais se relacionam em todos os momentos? O conteúdo e a estratégia da marca.

Vamos aprofundar um pouco mais neste assunto e falar sobre estratégia da
marca, plano de conteúdo e copywriting?

Pensando nisso, vamos reunir profissionais com mais de 10 anos de experiência prática em planejamento e copywriting para ajudar sua empresa a fortalecer a marca no ambiente digital, por meio de um conteúdo de qualidade.

Estamos disponibilizando uma lista de espera para um curso pocket online
chamado ‘’Conteúdo Digital: da estratégia à copy’’. Clique aqui e garanta sua vaga!

MATERIAIS EXTRAS SOBRE PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO

Assista nossa playlist sobre estratégia digital

Aprenda também a criar projetos de comunicação 

Ahhh, se quiser ficar mais conectado (a) comigo, tenho um grupo de dicas diárias no Telegram, é só acessar aqui.

Texto: Isabela Pimentel 
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

 

05/07/2020 Isabela Pimentel

Contato