Como criar um projeto de comunicação do zero?

20 jan 2020

Quantas vezes queremos ter a receita perfeita, o prato mais saborsoso, mas temos preguiça de estudar os ingredientes, analisar a diferença entre eles, a opção mais adequada?

Saímos misturando tudo como se por algum fator celestial ou supremo a mistura de todos esses ingredientes fosse resultar em item único.

Não, não é assim. Para que produtos sejam desenhados,desenvolvidos e lançados no mercado são necessários diversos projetos de pesquisa, testes e validações.

O mesmo acontece quando falamos de uma campanha, plano, ação, programa ou projeto de comunicação, que, aliás, são diferentes entre si mas são tratados como farinha do mesmo saco.

Por isso, nesse artigo, vamos falar sobre os desafios da gestão de projetos em comunicação

Para desenvolver um projeto de comunicação eficiente, o gestor de projetos precisa lidar com vários desafios, como:

  1. Lidar com diversidade de públicos;

2. Identificar as diferentes demandas comunicacionais;

3.Gerenciar as expectativas dos stakeholders;

4. Produzir conteúdos focados em diferentes temáticas e segmentos;

5.Acompanhar as constantes atualizações em mídias, formatos e inovações tecnológicas;

6. Ter um planejamento que seja flexível o suficiente para lidar com mudanças de cenários.

 Além desses desafios, os gestores de projetos de comunicação também enfrentam diversas barreiras gerais, como:

  • barreiras informacionais (dados incompletos ou com falta de clareza);
  • barreiras individuais (conhecimentos, educação e experiência de cada pessoa);
  • barreiras entre emissor e o receptor (necessidades distintas, posição, status e competição entre quem fala e quem ouve)
  • barreiras relacionados ao projeto (falta de um plano de comunicação ou de uma comunicação mais frequente e assertiva).

Em termos específicos de comunicação, essas barreiras podem ser:

– Uso de linguagens e símbolos específicos de um grupo ou nicho;

– Escolha do canal mais adequado;

– Tom de voz inadequado e que não gera engajamento;

– Momento impróprio para transmitir uma mensagem;

– Ilusão de que o assunto é de amplo conhecimento de todos os públicos;

– Pouca disponibilidade de tempo e atenção dos colaboradores

Baseado na minha experiência de mais de sete anos de consultoria em projetos de comunicação, separei algumas dicas para te ajudar a superar essas barreiras na comunicação dos projetos, vamos lá!

Passos para criar um projeto de comunicação do zero!

Ter um mapeamento de públicos específicos;

Criar conteúdos, ações e campanhas direcionados para esses públicos;

Ter um tom de voz claro e bem alinhado ao universo de cada parte interessada;

Evitar uso de termos específicos demais ou técnicos;

Considerar o contexto de recepção das mensagens por cada público, por exemplo, equipe de campo e consultor que trabalha home office;

Se colocar no lugar do público e fazer uma análise do clima organizacional antes de lançar determinada campanha ou iniciativa;

Ser transparente quanto a possíveis crises e temas sensíveis envolvendo o nome da empresa e ou seus dirigentes que provoquem um atraso nos marcos estabelecidos do projeto e consequentemente, seu cronograma.

Gostou?

Deixe seu comentário, dúvida e vamos conversar sobre gestão de projetos e o papel da comunicação!

 

Texto: Isabela Pimentel 
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

20/01/2020 Isabela Pimentel

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