Como fazer relacionamento digital com seus stakeholders?

03 dez 2018

Muito antes  de criar uma página em uma rede social ou ter seu nome conhecido, um negócio precisa ter um planejamento desse processo de construção de presença digital. Na aula de assessoria que ministrei no sábado na ESPM RJ, falamos muito sobre esse assunto.

Muitas vezes, ao procurar o assessor de imprensa, o cliente tem uma alta expectativa de sair no veículo mais conhecido da sua localidade, de ir falar na TV ou rádio. Antes mesmo de um mês de contrato.  Mas, se ele ainda não fez um trabalho de fortalecimento de reputação e mapeamento de seus principais stakeholders, como já, de cara, sair dando entrevistas , quando sua reputação ainda não foi construída?

Colocando-me no lugar do jornalista da redação que vai receber essa sugestão de pauta: ele vai ao Google, procura pelo nome da possível fonte e não encontra nada! Será que ele vai se sentir seguro de produzir um conteúdo?  Acredito que não!

Então, sempre que passo por isso, explico ao cliente que muito antes de sair no mega veículo do seu nicho, ele precisa fazer um trabalho de construção de posicionamento estratégico que irá embasar sua presença digital.  

Como fazer isso?

  1. Definir missão, visão e valores
  2. Criar uma estratégia clara e definida
  3. Construir uma identidade visual e um trabalho de produção de conteúdo;
  4. Começar o trabalho de divulgação em sites especializados e de nicho;
  5. Fortalecer a produção de conteúdo sobre o tema em que se é especialista.
  6. Aí sim, quando já tiver passado por essas etapas iniciais, buscar novos espaços na imprensa!

Assim, a fonte começará a ganhar mais visibilidade, construindo sua marca nas redes sociais e fora dela, podendo alçar novos vôos.

 

Texto: Isabela Pimentel 
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

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03/12/2018 Isabela Pimentel

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