Como implementar métricas em comunicação?

15 mar 2020

Me lembro como fosse ontem. Eu estava passando pelo corredor da empresa e fui chamada pelo presidente. Logo após, ele disse que tinha uma ideia incrível e precisava que eu criasse uma campanha inteiramente na solução mágica que ele queria oferecer ao público.

Prevenida que sou, conversei com o jurídico e a área de produção, por conseguinte, descobri diversos indicadores de que o produto que o presidente que fosse imensamente divulgado em uma campanha logo iria começar a faltar nas prateleiras.

Agora eu pergunto uma coisa:  como eu pude saber que não seria uma boa ideia fazer uma campanha conforme ele tinha pedido?

Só pude fazer um mapeamento de risco pois eu tinha dados.

Desde então, redobrei os cuidados, pois a imagem e reputação da empresa são os maiores ativos, portanto seria minha responsabilidade liberar uma campanha errada sem ter feito uma análise prévia.

Isso não acontece só em grandes empresas, mas também em agências.

Como trabalhar métricas em comunicação?

Por exemplo, os clientes recebem relatórios sobre o desempenho de suas redes sociais com pouquíssimos dados, muitas vezes isoladas, sem nenhuma comparação interessante e que trará insights.

Desse modo, para começar a mudar essa triste realidade, as empresas precisam começar a fomentar o que eu chamo de cultura de métricas!

Cultura de métricas

Decerto, é com um trabalho efetivo de métricas que poderemos definir indicadores de desempenho e ter relatórios estratégicos para a tomada de decisão.

Por isso, trago para você os principais benefícios de criação de uma cultura de métricas:

  • Reduzir o número de erros em campanhas;
  • Analisar dados confiáveis;
  • Tomar decisões mais assertivas;
  • Prevenir possíveis crises.

Se você está cansado de ter que agir com base no achismo e quer tomar decisões mais assertivas para suas campanhas e planos de ação e comunicação, com toda a certeza, esse curso é para você.

Portanto, para te ajudar a estruturar as métricas iniciais e os indicadores chave de desempenho (KPIs) da sua empresa, criamos esse curso incrível.

APÓS ATUARMOS NO DIAGNÓSTICO DOS PROBLEMAS E GAPS DE COMUNICAÇÃO QUE AS EMPRESAS ENFRENTAM PELA FALTA DE PLANEJAMENTO, CRIAMOS UMA METODOLOGIA PRÓPRIA PARA ESTABELECIMENTO DE MÉTRICAS E KPIS E TRABALHAMOS COM CLIENTES DE DIVERSOS SEGMENTOS A CONSTRUÇÃO DE UMA CULTURA DE DADOS ESTRATÉGICOS.

Bora sair do achismo e criar planos de comunicação e campanhas baseadas em métricas e KPIs?

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Além disso, você também pode baixar o nosso material “Como ter uma cultura de métricas e melhorar o desempenho da sua marca nas redes sociais?”

Texto: Isabela Pimentel 
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

 

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15/03/2020 Isabela Pimentel

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