Como ser jornalista na era digital?

14 abr 2019

Um dia inteirinho dedicado a troca, evento e principalmente, muito conhecimento. Ontem tive a honra de participar da primeira edição do Digitalista, organizado pela RZT e jornalista Almir Rizatto, tendo como parceiros Comunique-se, Abradi, dentre outras entidade de peso.

Na fala inicial do evento, Rizatto destacou a necessidade de mudança do mindset do jornalista tradicional, que precisa se atualizar e navegar nas possibilidades do oceano digital. “O marketing digital não é vilão, temos que aprender SEO, monitoramento e muito mais para nos destacar e sermos comunicadores”, destacou.

Em seguida, Frederico Rosas destacou as possibilidades e etapas do copywriting para que o jornalista possa criar conteúdos de impacto, credibilidade e autoridade. Logo em seguida, participei do debate sobre fake news e monitoramento ao lado de Allen Chahad (Band), membro do Projeto Comprova e Thais Lima, editora de redes sociais do G1.

A escolha do momento certo de entrar em um desmentido, os desafios da apuração em tempos de redes sociais e estratégias de combate à desinformação foram alguns dos destaques da mesa. Educação midiática e novas linguagens para esclarecer boatos foram apontados como possíveis caminhos para mudar esse cenário.

Na parte da tarde, Arnaldo Hase apresentou cases de como o Youtube tem sido platafprma para gerar engajamento em vídeos sobre esportes. Depois, Fernando Palacios apresentou a estrutura de conteúdos feitos com base na técnica do storytelling, destacando a jornada do herói e o valor jornalístico das narrativas, o que chamou de newstelling.

Tati Apolinário, do Mlabs, destacou a humanização como ponto de destaque na estratégia de social media, especialmente com uso de recursos de vídeo, como no Instagram Stories. Ela trouxe números que mostram o crescimento da rede e seus usos pelas marcas.

Ao fim do dia, Daltro Martins, Cintia Pavan e Fernando Vibert falaram sobre os desafios de ser agência em tempos digitais, destacando a necessidade de valorização do profissional de conteúdo, muitas vezes, especialista em um nicho.

 

Texto: Isabela Pimentel 
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

Deixe um comentário

14/04/2019 Isabela Pimentel

Vamos juntos?