O Diálogo e estratégia de comunicação

estrategia
26 mar 2019

Estratégia de comunicação é um item ignorando quando a empresa foca só em “jornalzinho”. Dezoito autores, temas diferentes, mas um objetivo em comum: valorizar a comunicação com aqueles que fazem as organizações no cotidiano- os funcionários. Eles são o centro de toda ação, frase e devem ser sujeitos ativos em todo processo comunicativo!A ideia de público-alvo já ficou lá atrás e o funcionário tem diversos papéis sociais além dos que ocupa na empresa. Aqui, o papo é human to human!

Agindo com estratégia

No dia 21/3, foi lançado o livro Diálogos Supera: uma coleção de experiências para aprimorar a comunicação com empregados.

Assim, vou contar!   Minha parceria com a Supera começou em 2017 e desde lá, foram três eventos juntos e agora, um livro! As redes realmente tem um poder imenso de conectar pessoas!

Dessa forma, nos encontramos, estreitamos laços e desenvolvemos diversos projetos para valorizar a comunicação com funcionários, fomentando um grupo de comunicadores aqui no RJ.

Foco na comunicação com estratégia

O que torna essa obra relevante, além da experiência dos dezoito autores, são suas vivências práticas na área que é o coração das organizações: a comunicação. Sim, pois é com a comunicação que envolvemos e tocamos o coração das pessoas, ainda que as tecnologias estejam aí, cada vez mais fortes.

Escrevi o capítulo 18 da obra, em que abordo as mudanças que a digitalização e novas tecnologias trouxeram para a comunicação com funcionários: descrevo, já no primeiro capítulo, quanta informação o colaborador recebe antes de chegar na empresa. E tem gente que ainda acredita que a comunicação é só interna? Dá para ocultar algo de um colaborador conectado? Existem muros que separam o mundinho da empresa, o dentro, da realidade lá fora ou tudo está conectado? A comunicação interna está dentro de que?, como questionou certa vez Bruno Carramenha.

Ao longo do meu capítulo, vou destacando pontos como o desafio do engajamento na era digital e algumas técnicas para criar campanhas integrada.

Sobre o livro

Qual é o papel da liderança como um suporte à comunicação dentro das companhias? Como a comunicação com empregados contribui para o manejo da cultura organizacional? Os canais de comunicação interna impressos acabarão?

As plataformas on-line afetam o jeito de comunicar dentro das empresas? Como fazer um planejamento de comunicação eficiente dentro dos atuais desafios e comportamentos das gerações que estão nas organizações hoje em dia?

Essas e outras inúmeras questões estão no cotidiano dos comunicadores que atuam em empresas.

Elas também são o ponto de partida dos capítulos deste livro! Em “Diálogos Supera – uma coleção de experiências para aprimorar a comunicação com empregados”, 19 autores, entre profissionais do mercado e da academia, compartilham as suas experiências, apresentam soluções práticas e discutem o universo da comunicação dentro das organizações.

Os capítulos abordam desde a importância do propósito para se obter um engajamento satisfatório até o impacto que as mudanças sociais trazem às empresas.

Dessa forma,  o livro vai além da teoria, apresentando práticas, técnicas e soluções de comunicadores atuantes no mercado para quem deseja ganhar mais vivências na comunicação com empregados.

Quem quiser adquirir a obra, é só acessar o site da editora In House.

Saiba mais sobre o meu trabalho e propósito

Acredito que compartilhando conhecimentos práticos e significativos, podemos mudar o cenário fragmentado da comunicação nas empresas e despertar em cada um o desejo de aprender e multiplicar essa filosofia.

Acompanhe a página da Comunicação Integrada!

Sobre a Supera

A Supera acredita que a Comunicação Estratégica com Empregados, além de internalizar a cultura corporativa, ajuda no alcance de metas e de objetivos por meio do engajamento do público interno.

Sempre com dados mensuráveis, seu compromisso ultrapassa canais e campanhas; é uma comunicação que está alinhada e promove os valores, a missão e a visão da empresa, fortalecendo sua cultura em todas as ações.

Além disso, ela atende a todas as áreas, disseminando informações com credibilidade e que colaborem para a superação das metas. Portanto, a Comunicação Estratégica com Empregados promove o entendimento entre os funcionários e o negócio, trazendo retorno financeiro para a organização.

Quer saber mais sobre planejamento de comunicação?

Assista mais de 200 vídeos em nosso canal do Youtube sobre planejamento de comunicação. Aproveite para se tornar um comunicador mais estratégico!

Confira também 10 livros essenciais sobre comunicação integrada.

Então, se quiser se aprofundar ainda mais e adquirir conhecimentos bem estruturados sobre como planejar, gerir e monitorar a comunicação digital, conheça nossa FORMAÇÃO COMPLETA EM COMUNICAÇÃO INTEGRADA, a única no mercado.

Isabela Pimentel

Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

26/03/2019 Isabela Pimentel

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