Qual o clima da comunicação?

06 mar 2017

Para que um ambiente de trabalho seja saudável, é necessário que haja trocas comunicativas constantes e fortalecidas.
As  decisões da diretoria não podem ficar apenas nas nuvens: elas precisam ser capilarizadas para todos os setores, a fim de que os mesmos possam ser “irrigados” com a missão, visão e valores. Falar de comunicação com funcionários e utilizar a metáfora do clima não é novidade alguma.

Mas, é importante que enquanto profissionais, saibamos que aquilo que comunicamos tem um importante valor para o cotidiano de cada um que acorda e vai trabalhar. Como você, imagine, se sentiria mais engajado? Recebendo uma dica para seu cotidiano, uma mensagem motivadora de um projeto que a área ao lado fez e que te inspire, ou apenas um conteúdo seco, sem vida, cheio de números? Quando a empresa cria fóruns de discussão, dá espaço para que os funcionários se comuniquem, tirem dúvidas, expressem seu ponto de vista, a realidade é totalmente diferente em comparação às empresas fechadas e altamente hierarquizadas, nas quais predomina a comunicação descendente.

Existem diversos fluxos na comunicação entre setores, áreas, lideranças e todos os colaboradores e tal qual antropólogos e investigadores do fascinante universo da comunicação, precisamos mapeá-los, conhecê-los e descrevê-los, para só então começar a planejar nossas ações.

Qual primeiro passo para criar um plano de comunicação que ajude a manter um clima favorável na empresa? É o alinhamento estratégico com as diretrizes institucionais e a conscientização das lideranças sobre o papel fundamental que possuem ao compartilhar mensagens estratégicas, ser e dar o exemplo, motivando, inspirando e cativando a cada dia.

Como anda o clima da sua empresa? É fácil notar como em empresas mais abertas, horizontais e menos hierarquizadas, o clima é mais leve, a comunicação flui melhor e as barreiras entre setores diminuem. Você prefere passar por tormentas ou investir na mudança de cultura que valorize a comunicação com funcionários?

Gostou do texto? Compartilhe e comente! 😉

Texto: Isabela Pimentel *
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada

Imagem: Visual Hunt 

Deixe um comentário

06/03/2017 Isabela Pimentel

Vamos juntos?