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Comunicação Interna

Como ter uma comunicação colaborativa?

Por: Isabela Pimentel18/jan/2016
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Comunicação colaborativa é algo bem raro. A empresa tem diversos veículos de comunicação, faz campanhas constantemente voltadas para os colaboradores, mas a rádio corredor ainda é a rede mais forte e estruturada que se tem. Onde está o problema?Ao ouvir o depoimento de um profissional da área de comunicação, que acredita no que sua área faz e que ela, de fato, comunica, e dos colaboradores, que não se sentem informados e envolvidos no processo comunicativo, nos deparamos com o que chamo de “vazio de sentido”.

Uma diferença sutil precisa ser estabelecida: informar e comunicar são bem distintos de engajar e de produzir um conteúdo que seja sentido pelo colaborador, que faça sentido para sua vida cotidiana e estimule ações positivas dentro e fora da empresa.

Será que estamos realmente nos comunicando da maneira adequada ou apenas lotando as caixas de e-mail dos colaboradores com informativos financeiros, dados numéricos, resultados de auditorias e outros temas que informam, sem engajar?

Para tocar o coração dos colaboradores, em campanhas e ações de comunicação, é preciso, antes de tudo saber ouvir e disponibilizar canais para envio de críticas e sugestões, além de criar fóruns e ferramentas para que cada funcionário possa participar de processos decisórios, como eleições internas, escolha de uma nova logo, dentre outras.

O colaborador deve ser tomado como agente principal da comunicação interna e os veículos devem refletir a diversidades de públicos, dando a eles chances de se envolver na produção de textos, através da sugestão de pautas para entrevistas e reportagens.

Se o jornal interno fala apenas da diretoria, os funcionários dos demais setores acabam não se sentindo sujeitos da história da organização.

Confira algumas dicas para tornar sua comunicação interna mais colaborativa:

1-    Deixe claro para todos o papel da comunicação interna, como

funciona e os veículos que existem;

2-    Ofereça, no portal corporativo, um espaço para envio de sugestões de pauta e críticas

3-     Busque pontos focais nas áreas e envolva-os nas reuniões de pauta dos veículos;

4-    Produza manuais e encontros para discutir as prática de comunicação interna;

5-    Realize, anualmente, pesquisas de satisfação sobre os conteúdos divulgados e pesquisas de clima;

6-    Desmistifique que a comunicação é um setor; ela é uma prática diária de todos;

7-    Não produza conteúdos apenas sobre um setor ou a diretoria; dê voz a todos;

8-    Reavalie seu planejamento anualmente.

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Texto: Isabela Pimentel – Consultora
em Planejamento de Comunicação Integrada e Gestão de Projetos

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