comunicacao-integrada
Comunicação Integrada

10 livros sobre comunicação integrada

Por: Isabela Pimentel30/set/2020
Compartilhe:

Livros sobre comunicação integrada são essenciais para a formação de todo consultor e comunicador. Mas, não são tantas as obras que abordam o tema. Antes de indicá-los, vamos ao conceito.

Podemos considerar a comunicação integrada com um conjunto de esforços e estratégias articulados pelas organizações para gerar valor à marca, consolidar sua imagem, potencializar relacionamento com seus stakeholders e seu entorno.

Ela é vital para dar um direcionamento estratégico à organização, trazendo unicidade do discurso corporativo, através de múltiplos canais de comunicação, do trabalho conjunto de profissionais de comunicação e do planejamento integrado.

Então, nesse artigo de hoje, reunimos os 10 principais livros sobre comunicação integrada para quem se interessa por planejamento de comunicação integrada, vamos lá?

Aprofunde seu conhecimento em livros de planejamento de comunicação com nossa trilha educativa especial, contendo 8 obras, infográficos e vídeos.

Livros sobre Comunicação Integrada que indicamos

Comunicação Empresarial | Comunicação Institucional (Gaudencio Torquato, 1986)

Partindo de uma visão sistêmica da comunicação empresarial/institucional, o autor demonstra que a comunicação exerce um extraordinário poder para o equilíbrio, o desenvolvimento e a expansão das empresas.

Dessa maneira, neste livro, a comunicação é considerada como uma ação integrada de meios, formas, recursos, canais e intenções.

Assim, vamos indicar mais algumas obras essenciais para sua leitura e atualização em planejamento de comunicação, ok? 

Ouvi dizer- comunicação integrada como antídoto (Isabela Pimentel, 2022)

Quando uma empresa não investe na chamada comunicação com funcionários (antiga comunicação interna), ela se torna vulnerável às cadeias de contágio de boatos ou rumores, que se originam como pequenos ruídos, crescem, multiplicam-se e se espalham por toda a empresa.

É exatamente nestes pontos pouco explorados pelo mercado editorial brasileiro que nosso livro foca: a correlação entre a comunicação eficiente, o contexto de recepção das mensagens e a origem dos boatos nas empresas.

Dentre os fatores que contribuem para sua rápida transmissão, estão: o medo de demissões, a falta de informações assertivas diante de dúvidas e conflitos, e o desinteresse da liderança em ouvir reivindicações dos times, o que também é potencializado pela perda de confiança, surgimento de um clima de insegurança e fortalecimento das chamadas redes de comunicação informais.

Comunicação integrada é um processo de diálogo que vai além de informar e enviar mensagens. Por isso, se sua empresa quer ter uma comunicação saudável e desenvolver anticorpos contra boatos ou atenuar suas perigosas consequências, estimule a cultura do feedback entre times e líderes, promova conteúdos e campanhas que envolvam o colaborador em primeira mão e faça parcerias com embaixadores e influenciadores internos.

Afinal, por trás de todo “ouvi dizer”, há um “preciso saber” em sinal de alerta. Assim, com essas orientações, é possível eliminar de vez os boatos das empresas?

Vamos percorrer juntos esta viagem pelo universo dos boatos organizacionais e em rede, e entender como uma visão integrada de comunicação, gestão e liderança pode ser a chave para a mudança.

Planejamento de Comunicação Integrada nas Relações Públicas (Margarida Kunsch, 2003)

No livro, a autora nos traz conceitos fundamentais sobre organizações, Comunicação Organizacional, integração da comunicação, planejamento estratégico e planejamento da comunicação e de relações públicas.

Analisando cada etapa do planejamento de comunicação integrada, Kunsch nos ajuda a ter uma visão do todo e promover os negócios, reputação e relacionamento com os públicos.

Dessa forma, esse livro vai além das Relações Públicas e conecta a comunicação com um patamar essencial nas empresas.

Planejamento de comunicação integrada: Manual de sobrevivência para as organizações do século XXI (Luciene Ricioti, 2013)

Este livro representa um guia sobre planejamento de comunicação integrada de modo simples e objetivo, contribuindo para o desenvolvimento de planos, projetos e campanhas da área. 

Nesse sentido, as dicas para construção de planos, etapas do planejamento e desafios são alguns dos pontos fortes.

Comunicação Empresarial Integrada ( Roberto Castro Neves,2000)

Comunicação Empresarial Integrada é um dos principais livros de Roberto de Castro Neves. O autor, nesta obra, aborda temas fundamentais para as Relações Públicas e Comunicação Organizacional, tais como imagem, credibilidade, comunicação integrada e issue management

Ou seja, obra essencial não apenas para planejamento, mas também gestão de crises.

Foco nas organizações

Comunicação nas organizações: Empresas privadas, instituições e setor público [conceitos, estratégias, planejamento e técnicas] eBook Kindle (Gaudencio Torquato .2015)

Gaudêncio Torquato discute conceitos fundamentais para o sistema da comunicação integrada, como conceitos, estratégias e planejamento, adaptando-os aos setores público e privado.

Comunicação Organizacional Estratégica (Margarida Kunsch, 2016)

As organizações são parte da sociedade. Por isso, antes de planejar, é necessário um amplo trabalho de pesquisa e diagnóstico, a chamada leitura de cenários. Kunsch nos traz dicas e etapas essenciais para planejar a comunicação organizacional estratégica, contribuindo para os resultados nos negócios.

Gestão estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Margarida Kunsch, 2009)

Este livro aborda desde conceitos ligados à constituição da sociedade, à comunicação pública, às teorias da comunicação e à gestão simbólica de seus processos, passando pelas contextualizações políticas, históricas e econômicas das subáreas da comunicação organizacional,até as inúmeras aplicações daí decorrentes.

Obras mais recentes e que focam no digital

Planejamento integrado de comunicação (Série Universitária) -Marco Tulio Camara, 2020

Revisistando os clássicos e trazendo temas essenciais como diagnóstico, planejamento, implementação e mensuração, o autor contribui para uma atualização dos métodos de planejamento de comunicação integrada, abordando os desafios do cenário digital.

 Estratégia de Comunicação nas mídias sociais (Wilson da Costa Bueno)

Essencial para todo comunicador, os conhecimentos das estratégias de comunicação são parte dessa obra. O autor também fala sobre Gestão da imagem e da reputação corporativa, Gestão e repercussão de crises organizacionais, Interação com a imprensa e as Mídias sociais no ambiente de trabalho. Recomendamos! 

Já leu algum? Qual seu preferido?

Texto: Isabela Pimentel Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

E para se diferenciar, aprenda também a criar projetos de comunicação.

MATERIAIS EXTRAS SOBRE PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO 

Assista mais de 50 vídeos em nosso canal do YouTube sobre planejamento de comunicação.

Se quiser se aprofundar ainda mais, conheça nosso curso FORMAÇÃO COMPLETA EM COMUNICAÇÃO INTEGRADA e saiba como ir do diagnóstico à execução, passando pelo monitoramento.

Você também pode gostar de:

Newsletter

Receba os cases, notícias e novidades em seu e-mail.

Materiais Educativos

A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa.

Acompanhe nossos materiais educativos