Comunicação integrada: objetivos institucionais e fortalecimento da reputação

14 jul 2019
Em grandes empresas, o estabelecimento de um Trabalho de Comunicação Integrada é um requisito importante para alcançar o objetivo institucional de curto, médio e longo prazo.

Em tempos de redes conectadas e mídias sociais, nas quais clientes desempenham um papel cada vez mais pró-ativo, não basta enviar uma mensagem e investir de forma isolada em uma campanha de marketing: é fundamental fazer alguns diagnósticos analisando cenários macro e micro, mapeando riscos, diferenciando conteúdos de acordo com cada stakeholder e, acima de tudo, monitorando o impacto dessas mensagens.
A fim de melhorar o resultado com essas estratégias, o trabalho integrado de comunicação é uma necessidade, especialmente para evitar crises e criar estratégias de fortalecimento da reputação.
 
Cada processo deve estar alinhado, em termos de estratégia discursiva (mensagem principal) e em direcionar o conteúdo certo para o stakeholder correto.
Depois de fazer alguns diagnósticos sobre as práticas de comunicação atuais a fim de aprofundar que pontos da imagem empresarial devem ser trabalhados, os próximos passos devem ser estabelecidos da seguinte forma:  
1. Análise da reputação e imagem de marca entre parceiros, acionistas, influenciadores e formadores de opinião (valor de marca)

2. Diagnóstico de canais internos utilizados para comunicação com funcionários;
3. Definir as estratégias, metas e objetivos da comunicação institucional no curto, médio e longo prazo;
4. Criação de cronograma de projetos e definição de indicadores estratégicos (KPIs);

5. Criação de planos de ação considerando campanhas de marketing, ações de comunicação interna e todo o trabalho com a imprensa para fortalecer a imagem institucional.

Identificando as atuais práticas de comunicação, analisando cenários e construindo planos integrados de comunicação, a empresa pode direcionar melhor sua produção de conteúdo, estratégia de marketing, eventos e assessoria de imprensa, para alcançar o propósito institucional.

Autores:

 

Isabela Pimentel é especialista em mídias digitais e professora da FGV e ESPM

Dario Menezes é professor da FGV e da ESPM e Diretor Executivo do GroupCaliber, consultoria empresarial focada em gestão da marca e da reputação (www.groupcaliber.com.br)

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14/07/2019 Isabela Pimentel

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