Comunicação Integrada digital: o que é?

comunicacao-integrada
06 set 2020

Comunicação integrada é importante também no digital? Claro! Foi-se o tempo em se que podia planejar a comunicação pensando apenas em para dentro ou para fora da empresa, on e off!

Dessa forma, muito mais do que esse dualismo, é preciso colocar, em primeiro lugar,  a estratégia de cada conteúdo e para qual público ou stakeholders ele é direcionado.

O que mudou?

Dessa maneira, a antiga comunicação interna, colocada como se fôssemos capazes de estabelecer um muro e a partir dali a mensagem emitida para os funcionário perderia seu poder já não existe mais e nem tempo espaço no universo digital.

Ou seja, em  tempo  de redes sociais, não existe mais falar apenas em “comunicação interna”. Todo colaborador, com acesso aos dispositivos móveis, pode fazer com que a foto de um documento sigiloso viralize, já pensou nisso?

Então, ao invés de pensar a comunicação interna x externa, trouxe algumas dicas para que você possa fazer comunicação integrada digital, acima de tudo, tendo resultados mais expressivos, vamos lá?

  1. Sempre antes de iniciar um planejamento, faça um mapeamento de todas as partes interessas ou stakeholders;
  2. Antes de iniciar qualquer ação, reúna dados e elabore um diagnóstico que ajude na tomada de decisão;
  3. Jamais crie um novo plano de comunicação focando em só uma área, exemplo: comunicação interna. Lembre -se que em tempos de redes sociais não existe algo “só” para comunicação “interna”
  4. Pense sempre em risco  e impacto que possível campanha ou conteúdo pode trazer;
  5. Tenha métricas e KPIs para cada processo e projeto da sua estratégia de comunicação. Sem isso, planejar a comunicação no ambiente digital será baseado no achismo.

Mudanças no digital

Era uma vez um profissional da mídia tradicional que precisava fazer um plano de mídia para seu produto, serviço ou campanha. Ele tinha amplas noções de planejamento de mídia, mas ainda não a visão integrada da comunicação integrada em tempo de redes sociais. O que aconteceu? A campanha acabou ficando incompleta.

Assim sendo, quando falamos em desafios e tendências da comunicação digital, o primeiro deles é reconhecer que a forma de planejar mudou , assim como nossa mentalidade. Não é só criar um release e escrever, enviar para toda uma base de contatos.

Tão logo vivemos na era dos nichos, é tolo acreditar que uma mensagem igual dialoga com todos os públicos é mera ilusão. Por isso, trouxe para você, com exclusividade, algumas dicas que compartilho com meus clientes e alunos.

  1. Planeje sempre pensando com a cabeça de quem irá receber seu conteúdo;
  2. Sempre investigue em qual canal sua audiência tem estado com frequência e foque suas ações lá!
  3. Não pense em mídia apenas com a cabeça pré-digital;
  4. Inclua redes sociais e recursos multimídia na sua estratégia de marketing de conteúdo

MATERIAIS EXTRAS SOBRE PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO

Então, assista nossa playlist sobre estratégia digital

Também aprenda a criar projetos de comunicação  e de forma específica campanhas de comunicação , mapeando fluxos e redes. Tudo isso vai te ajudar a prevenir os riscos do não -planejamento.

Ahhh, se quiser ficar mais conectado (a) comigo, tenho um grupo de dicas diárias no Telegram, é só acessar aqui.

Aprofunde ainda mais seus conhecimentos em planejamento de comunicação integrada na prática, com cases do mercado, embasamento em gestão da imagem e reputação e prevenção de crises em nossa Formação Completa, um combo de 3 cursos inéditos.

Texto: Isabela Pimentel 
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

Deixe um comentário

06/09/2020 Isabela Pimentel

Contato