Comunicação integrada: fortalecendo a reputação

14 jul 2019
Comunicação Integrada é trabalhar unindo todas as áreas? Claro que não! Por isso, em grandes empresas, o estabelecimento de um Trabalho de Comunicação Integrada é um requisito importante para alcançar o objetivo institucional de curto, médio e longo prazo.

Em tempos de redes conectadas e mídias sociais, nas quais clientes desempenham um papel cada vez mais pró-ativo, não basta enviar uma mensagem e investir de forma isolada em uma campanha de marketing.
Decerto,  é fundamental fazer alguns diagnósticos analisando cenários macro e micro, mapeando riscos, diferenciando conteúdos de acordo com cada stakeholder e, acima de tudo, monitorando o impacto dessas mensagens.
Assim, a fim de melhorar o resultado com essas estratégias, o trabalho integrado de comunicação é uma necessidade, especialmente para evitar crises e criar estratégias de fortalecimento da reputação.

Comunicação integrada e reputação

 
Cada processo deve estar alinhado, em termos de estratégia discursiva (mensagem principal) e em direcionar o conteúdo certo para o stakeholder correto.
Dessa forma, depois de fazer alguns diagnósticos sobre as práticas de comunicação atuais a fim de aprofundar que pontos da imagem empresarial devem ser trabalhados, os próximos passos devem ser estabelecidos da seguinte forma:  
1. Análise da reputação e imagem de marca entre parceiros, acionistas, influenciadores e formadores de opinião (valor de marca)2. Diagnóstico de canais internos utilizados para comunicação com funcionários;

3. Definir as estratégias, metas e objetivos da comunicação institucional no curto, médio e longo prazo;
4. Criação de cronograma de projetos e definição de indicadores estratégicos (KPIs);5. Criação de planos de ação considerando campanhas de marketing, ações de comunicação interna e todo o trabalho com a imprensa para fortalecer a imagem institucional.

Identificação das práticas

Identificando as atuais práticas de comunicação, analisando cenários e construindo planos integrados de comunicação, a empresa pode direcionar melhor sua produção de conteúdo, estratégia de marketing, eventos e assessoria de imprensa, para alcançar o propósito institucional.

Quer saber mais sobre planejamento de comunicação?

Assista mais de 200 vídeos em nosso canal do Youtube sobre planejamento de comunicação. Aproveite para se tornar um comunicador mais estratégico!

Confira também 10 livros essenciais sobre comunicação integrada.

Então, se quiser se aprofundar ainda mais e adquirir conhecimentos bem estruturados sobre como planejar, gerir e monitorar a comunicação digital, conheça nossa FORMAÇÃO COMPLETA EM COMUNICAÇÃO INTEGRADA, a única no mercado.

Isabela Pimentel

Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

14/07/2019 Isabela Pimentel

Contato

Open chat
Precisa de ajuda?
Seja bem-vindo à Comunicação Integrada. Como podemos ajudar?