Conheça a Efemais: comunicação com causa e propósito

19 jul 2018

Comunicar vai além de emitir uma mensagem para determinado público. Na era das redes sociais, excesso de informação e pouca atenção, as marcas que humanizam sua comunicação conseguem cativar e tocar o coração.

Com a ideia de ajudar empresas a comunicar suas causas, Flavia Domingues criou, em 2013, a EFEMAIS Comunicação, uma assessoria que atende empresas, negócios sociais e ONGs. “Já são mais de 40 clientes  de diferentes portes, desde profissionais liberais que estão começando a empresas estabelecidas e que tem consciência do seu papel no mundo”, explica. A empresa também foi selecionada no edital de pré-incubação do Rio Criativo, em 2017, referência em empreendimentos criativos no estado do Rio de Janeiro, mantido pela Secretaria de Cultura.  Confira a quinta entrevista da série #ComunicaqueIntegra, com Flavia Domingues.

Comunicação Integrada:  o que motivou a criação da EFEMAIS?

Flavia:  Inicialmente, a EFEMAIs começou como uma assessoria de imprensa mais tradicional. Com o passar do tempo, minha paixão por causas foi dando outros rumos à empresa. Sou jornalista, com pós-graduação em Gestão do Conhecimento pela Coppe/UFRJ. Atuo há mais de 15 anos na área de comunicação, especialmente participando através de uma  consultoria que trabalhei em projetos de diálogo social, empreendedorismo sustentável e inovação social para grandes empresas.Trazendo essa bagagem aliada ao desejo de que meus clientes realmente tivessem relações genuínas e reais com seus públicos, decidi focar atuação da EFEMAIS para empreendedores que tenham propósito e que, através do empreendedorismo e de seus negócios, deixem legados positivos para a sociedade.

Também sentíamos falta de um “calor humano” na comunicação das empresas. Todos os clientes são únicos! Entendemos a sua necessidade e acompanhamos de perto, construindo um diálogo verdadeiro com o seu público e influenciando diretamente no seu engajamento, reputação e visibilidade. Sem blá, blá, blá e com real interesse no seu negócio. Transformação, para nós, também tem a ver com cuidado. E resultados reais. Assim nasceu o Diálogos, método simples e co-criativo que usamos em nossas ações de comunicação. Com ele, capturamos o propósito dos clientes e traduzimos em estratégias de comunicação baseada em diálogos reais com seus públicos.

 

Comunicação Integrada:   hoje, qual maior missão  do projeto? e maior desafio?

Flavia:  Hoje nosso maior desafio é tocar no coração dos empreendedores que marketing de causas não é publicidade para ficar ‘bem na fita’, e sim estratégia de negócio, de posicionamento de mercado. Não cabe mais apoiar uma causa que não está no DNA da marca somente para “ganhar likes’ e gerar buzz. As redes sociais estão aí para isso. Grandes marcas estão dando deslizes assombrosos e que (ainda bem!) não estão passando mais despercebidos pela sociedade. Sempre falamos para nossos clientes buscar uma causa genuína não é tendência, e sim regra. Tem que ser relevante, de fato. Ao pensar no investimento social, é importante: ter convicção (faz sentido essa causa?); coerência (meu posicionamento, discurso e prática andam juntos?); consistência (realmente vamos nos comprometer com esta causa) e propósito (está no DNA da minha organização?)

Outro desafio é que quando falamos de causas, muitos empreendedores associam somente a ações sociais. Vai muito além. É como uma empresa, negócio social ou ONGs se posicionam, que problemas e questões eles resolvem na sociedade. Para te dar um exemplo, atendemos por um bom tempo uma das maiores escolas técnicas da área da saúde na região serrana no Rio. E qual era causa dela? Formar os melhores profissionais e contribuir para melhoria das condições de vida de diversas famílias. Ao longo do atendimento, ficou claro na comunicação esse propósito, essa bandeira do cliente. A partir daí, trabalhamos uma estratégia de comunicação bem próxima, que mexeu com sonhos das pessoas e ideais de futuro.

Cada vez mais, as empresas e empreendedores estão preocupados em alinhar seus negócios a propósitos onde todos ganham, lucram, ajudando a resolver questões sociais que afetam a todos. Fico muito feliz quando marcas seguem de verdade por esse caminho. Não basta parecer preocupada com uma causa, tem que ser! Por isso é bem importante pensar e desenhar estratégias específicas para comunicação de causas.

 

Comunicação Integrada:   em que áreas mais atua?

Flavia:  Atuamos em diferentes áreas da comunicação. Primeiramente, gostamos de informar ao cliente sobre a importância da cultura do diálogo com diferentes públicos (parceiros, funcionários, colaboradores, beneficiados, etc.). Geralmente fazemos esse alinhamento num encontro leve e fluído no qual apresentamos o método Diálogos. Nossa principal missão é descobrir o propósito que é o porquê aquela organização faz o que faz. Esse porquê é o que faz uma marca ser genuína, única.Só a partir desse componente pode ser criada uma estratégia que efetivamente valorize você a marca, engaje e mobilize pessoas em um mercado tão fértil e competitivo.

Trabalhamos com planejamento de comunicação, assessoria de imprensa, gestão de mídias sociais, marketing digital, desenvolvimento de marcas e sites, treinamentos e workshops. Temos dois produtos bem bacanas e novos. A Consultoria de Comunicação de Causas é bem mão na massa, no qual co-criamos uma estratégia de comunicação que transmite o propósito e causas, na linguagem das pessoas que impactadas.  É voltado também para aqueles empreendedores que querem ter mais autonomia para gerir seus canais de comunicação.

Já o ‘Cause+’ é um serviço que mescla diferentes ações de comunicação de acordo com a necessidade da marca, num valor acessível para quem precisa de uma assessoria permanente. É a EFEMAIS como braço de comunicação estratégica da marca. Por exemplo, na captação de recursos ter um relacionamento com possíveis investidores e parceiros é fundamental.  O ideal é que as relações sejam permanentes. Ainda nos tempos atuais, vale aquela máxima: quem não é visto não é lembrado rsrs.

Comunicação Integrada:   como a comunicação de causas pode transformar o cenário atual e ajudar empreendedores de nicho?

Flavia:  Caminhamos – que bom! – para uma era em que os empreendedores estão bastante preocupados em atuar de acordo com seus propósitos, fazer diferença não somente no seu negócio, mas na realidade de pessoas, lugares e no meio ambiente. O cidadão mudou, o mundo mudou, o consumidor mudou. A sociedade (nós!) não está mais aceitando posturas que parecem “ser de verdade” e preconceituosas das marcas. Desta forma, a comunicação de causas tem uma relevância absurda, pois as marcas precisam mudar o jeito de se relacionar, chamar para o diálogo franco, estarem alinhadas às pautas locais e globais. Estamos na era que todo mundo tem voz e as marcas precisam criar e comunicar juntas!

 

Texto: Isabela Pimentel 
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação  e Taís Peyneau.

Deixe um comentário

19/07/2018 Isabela Pimentel

Vamos juntos?