Criando uma cultura de prevenção de crises

01 set 2019

Como criar uma cultura de prevenção e prevenir crises? “Ah, isso nunca vai acontecer na minha empresa”. É assim que pensamos, nos sentindo protegidos e blindados de problemas até que vem uma crise e bate na nossa porta.

Já ouviu essa frase por ai? Vivenciamos diariamente em nosso país um culto à “cultura do risco”: ‘não vamos mudar, pois ainda funciona’, ‘ para que reparar se ainda está servindo’, ‘não vamos substituir por enquanto”, e por aí vai.

Qual o nível de segurança que uma empresa tem de operar sem procedimentos preventivos?

Vamos começar a trabalhar na construção de uma cultura de prevenção de crises de dentro para fora, ou seja, começando na empresa.

O primeiro passo é construir o chamado mapa de riscos, que compreende o conjunto de temas, assuntos e situações que podem causar dano real ou potencial à empresa, de acordo com seu segmento de atuação.

No mapa de risco, iremos classifica-los considerando impacto e gravidade, pensando sempre em quem seriam os stakeholders envolvidos e quais estratégias de comunicação utilizaríamos  para gerenciar a crise junto a cada um deles.

Saiba o que fazer na prática após a criação do plano de comunicação. Crie seu plano de comunicação com as nossas dicas inéditas.

Confira mais aulas de prevenção de crises no Youtube.

Autores: Isabela Pimentel e Dario Menezes

01/09/2019 Isabela Pimentel

Contato

Open chat
Precisa de ajuda?
Seja bem-vindo à Comunicação Integrada. Como podemos ajudar?