Planejamento de comunicação é algo fácil? Claro que não! Imagina só como seria simples: bastava só pegar um plano pronto , editar e colocar de volta na gaveta, pois todos os nossos problemas estariam resolvidos.Com mais de dez anos de experiência em comunicação corporativa e planejamento, pude perceber que a maior dificuldade não é a criação do Plano em si, nem a reunião de informações para sua elaboração.
O maior desafio do plano de comunicação é o compromisso de todas as áreas para que ele possa ser efetivado sem ser atropelado por demandas de última hora e não previstas, como falamos no texto da quinzena passada ( Bora lá: como executar o planejamento de comunicação under pressure?)
Para que sua estratégia possa ter uma mensagem coerente e adequada às especificidades de cada público e plataforma, é necessário fazer um diagnóstico completo antes de iniciar qualquer trabalho de comunicação, mas, essa é uma das maiores deficiências do mercado: ter a visão completa do processo de gestão, do plano ao monitoramento.
Plano de Comunicação por etapas
Após ser criado, o plano precisa de alguns elementos fundamentais para que possa rodar e levar à empresa a alcançar os resultados esperados:
- Patrocínio da liderança;
- Ser conhecido pelos membros da equipe;
- Ser divulgado para toda a unidade e envolvidos;
- Estar disponível em local de fácil acesso onde possa ser consultado por outros colaboradores;
- Estabelecer um conselho editorial e um comitê de comunicação onde os colaboradores possam atuar e acompanhar a execução do plano de comunicação integrada.
Como costuma acontecer na sua empresa? Conta pra gente!
Leia também
Planejamento integrado – o maior desafio da comunicação
Então, se quiser se aprofundar ainda mais e adquirir conhecimentos bem estruturados sobre como planejar, gerir e monitorar a comunicação digital, conheça nosso curso FORMAÇÃO COMPLETA EM COMUNICAÇÃO INTEGRADA.
Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiadora e Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação