Crise ou falta de planejamento de comunicação?

31 out 2017

Planejamento de comunicação é tão esquecido e só lembrado na hora das crises, não é ?

Nesse sentido, vemos muitas campanhas que viralizam nas redes sociais e se tornam crises de imagem e até reputação para empresas =.

Mas, será que é mesmo a rede social que potencializou a falha na campanha?

Planejamento de comunicação contra crises

A palavra crise tem sido usada para se referir a qualquer tema que traga comentários negativos e burburinho nas páginas das empresas.

Porém, até que ponto a postagem e repercussão desses temas polêmicos é uma real crise para a marca e até que ponto não são um retrato da falta de pesquisa e diagnóstico da marca e percepções dos públicos antes de colocar um produto na praça e uma campanha para rodar?

Decerto, quando vejo discursos fazendo uma correlação direta “é crise pois está na rede social” eu me preocupo.

Fato é que  já havia crises antes das redes sociais e muitas dessas crises ocorreriam ainda na era pré-digital.

Aliados do planejamento de comunicação

Assim, dizemos que  o que as redes potencializaram não foram as crises, mas o aumento do potencial de viralização de mensagens e posts entre usuários de maior influência e mais ativos nas redes.

Influenciadores devem ser mapeados previamente

De fato,  redes sociais não são culpadas. Elas podem e devem ser parceiras da sua marca na estratégia de relacionamento full com o cliente, na chamada jornada de consumo, que antes de tudo, como diz Kotler em Marketing 4.0, é um percurso integral (on + offline).

Como usar as redes sociais para relacionamento?

Nesse sentido,  em tempos de redes sociais, a presença digital de uma corporação influencia a percepção que seus públicos de interesse têm sobre ela. E para isso, planejamento de  comunicação é essencial.

Assim,  é neste momento que muitas empresas pensam em criar perfis, de forma desordenada e sem planejamento.

Antes disso, é preciso saber quais os objetivos e reconhecer que este novo espaço demandará atualização constante e monitoramento, afinal, estar nas redes sociais é estabelecer um relacionamento mais próximo com clientes e usuários.

Foco no relacionamento

Sendo assim,  o primeiro passo para estabelecimento das ações nas rede é o planejamento, que inclui a definição de objetivos e do público –alvo, das metas, detalhamento das ações e mensuração de resultados.

Então,   para garantir uma comunicação eficiente com os stakeholders, a empresa deve criar um discurso sobre si mesma, que seja condizente com sua imagem e com os atributos pelos quais é descrita por clientes, parceiros e funcionários.

Por isso,  faça uma lista de temas para abordar, convide pessoas para acessar o perfil da sua empresa na rede social.

Também não esqueça de se relacionar , comentando em perfis semelhantes. Para isso, mostre sua personalidade e crie valor, compartilhando assuntos de relevância para seus leitores.

Também saiba que seus objetivos só serão bem sucedidos se mostrarem um valor transformador para seu cliente. Não basta apenas gerar conteúdo, é preciso proporcionar experiências e fomentar diálogos.

Nesse mesmo sentido ,  não torne sua rede social um espaço meramente publicitário, restringindo suas postagens a produtos. Fale sobre sua história, mostre o lado humano de sua empresa, seu cultura e crenças.

Como planejar em 2021?

Por isso, autores como Pulizzi e Rafael Rez apontam algumas tendências para 2021:

1. Fortalecer a chamada mídia própria e espontânea;
2. Criação de grupos e comunidades;
3. Segmentação na oferta de produtos e serviços;
4. Fortalecimento da presença digital além das redes, ou seja, tendo um blog forte, newsletter estruturada!
5. Predomínio de buscas mais qualificadas , por isso, entenda de SEO e use as palavras-certas para ser encontrado pelo seu cliente;
6. Trabalho data driven: comunicação baseada em métricas e dados;
7. Menos e mais denso: slow content na produção de conteúdo;
8. Geração de valor para menor audiência viável (Seth Godin)

Quer saber mais sobre planejamento de comunicação?

Então, se quiser se aprimorar,  assista mais de 100 vídeos em nosso canal do Youtube sobre planejamento de comunicação. Aproveite para se tornar um comunicador mais estratégico!

Assine nossa newsletter para receber dicas de #comunicacaointegrada #Estrategia #gestaodecises e #planejamentodecomunicacao todo mês

Conheça nossos Materiais gratuitos sobre como fazer comunicação integrada e planejamento de comunicação.

Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

31/10/2017 Isabela Pimentel

Contato

Open chat
Precisa de ajuda?
Seja bem-vindo à Comunicação Integrada. Como podemos ajudar?