Dados valem mais que “eu acho”: uma cultura de métricas

Invista em métricas para prevenir crises
07 out 2019

Você enfrenta isso todo dia na sua empresa: a falta de uma visão baseada em dados estruturados, KPis e métricas? Não tem coisa pior do que ouvir do presidente “Eu ACHO assim que vai ficar bom, as pessoas que seguem o Facebook DEVEM gostar”.

Mas, como assim? Com base em que ele está dizendo isso? Aí cabe a nós, gestores de comunicação#marketing e profissionais de #conteúdo e redes sociais explicar para ele a importância de TOMAR DECISÕES BASEADAS EM DADOS!

Fazer comunicação sem definir indicadores e formas de acompanhamento dos resultados é impossível nos dias de hoje. Com o aumento da concorrência, é preciso fazer um bom diagnóstico, elaborar um plano integrado e estar exatamente onde seu cliente está, falando sua língua.

Para a empresa começar a investir na mensuração de resultados, antes, é necessário criar uma “cultura de métricas”, levando em consideração a estruturação da equipe e obtenção de parceiro para atender a demanda.

Por exemplo, voccê confia nos dados do seu Google Analytics? Sabe quem instalou? Quem configurou? Esse é o ponto inicial do negócio, como você vai começar a falar de métricas se não esta conseguindo confiar os tomar decisão baseada em dados errados.

Para mudar isso, separei dez dicas para você começar a criar uma cultura de métricas na sua empresa

1. Faça uma análise dos canais de comunicação: redes sociais, canais para funcionários e redes sociais;

2. Verifique hoje se há alguma forma de acompanhamento dos resultados e desempenho;

3. Caso não haja, identifique quais canais são estratégicos para que públicos;

4. Defina os canais e principais métricas;

5. Estabaleça proposta de indicadores de desempenho (KPI) baseado ns métricas e defina a forma de coleta de dados;

6.Analise os indicadores e os apresente para as partes interessadas do projeto (stakeholders);

7. Estabeleça metas relacionadas aos KPIs;

8. Defina responsáveis pelo acompanhamento;

9. Analise e interprete os KPIs

10. Planeje sempre com base nesses dados!

Gostou?

Nos dias 16 e 17/10, vou dar aulas ao vivo sobre o futuro das métricas e KPIs em redes sociais, Temos poucas vagas, então corre aqui

Saiba mais sobre o meu trabalho e propósito

Acredito que compartilhando conhecimentos práticos e significativos, podemos mudar o cenário fragmentado da comunicação nas empresas e despertar em cada um o desejo de aprender e multiplicar essa filosofia.

Deixe um comentário

07/10/2019 Isabela Pimentel

Vamos juntos?