Embaixadores da marca: vale a pena?

02 Maio 2017

Muito se fala sobre a estratégia de uso de embaixadores da marca, tanto na construção da presença digital da marca, quanto no trabalho de comunicação estratégia com os funcionários.

Mas, quem são esses embaixadores? que camisas eles “vestem”? que sentimentos e paixões os levam adiante?Nas redes sociais, o embaixador da marca é alguém que tem forte presença, tem afinidade com os valores e propósito da sua empresa.

É alguém que é influente não apenas pelo tamanho de sua rede, mas pelo grau de capilaridade que as mensagens que ele publica tem.

Entenda o papel dos embaixadores da marca

E dentro das empresas? Como isso ocorre? Para tornar a comunicação um processo menos piramidal e mais circular, muitas empresas tem investido na criação de Comitês de Comunicação. Eles funcionam da seguinte forma: são promovidos encontros com periodicidade definida, nos quais membros de diversas áreas discutem ideias para pautas e campanhas.

Como então, trabalhar, com mapeamento de embaixadores de marca?

A ideia dos Comitês de Comunicação é fazer com que as outras áreas da empresa vejam a comunicação como processo que envolve a todos e perpassa os mais diversos níveis organizacionais, indo muito além do que é ditado pela alta gestão. Os “embaixadores internos” da comunicação, em geral, são profissionais engajados, com bom relacionamento com outras áreas e que gostam de compartilhar informações e conhecimentos.

Sendo assim, muito antes de eleger um colaborador ou influenciador digital como “embaixador da marca”, siga alguns passos:

1) Analise o histórico de interações do usuário com a marca;

2) Conheça seu perfil, preferências, escolhas , hábitos e desejos;

3) Verifique se há um alinhamento entre seus valores e o da empresa;

4) Busque saber se há algum ponto crítico na imagem e presença digital do possível candidato, para que não haja uma associação ruim à marca ou empresa;

5) Após o convite e a divulgação do nome do “embaixador”, faça avaliações periódicas desse relacionamento. Afinal, na era digital, quem hoje é embaixador ou evangelista da sua marca amanhã pode ser detrator.

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Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada

Imagem: Visual Hunt 

02/05/2017 Isabela Pimentel

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