Tudo comunica: eventos corporativos e crises

07 jan 2018

Nessa semana, assistimos, nas redes sociais , imprensa e sites, o caso do CEO da Salesforce e a demissão após festa à fantasia, Esse caso nos serve como ponto de partida para diversas reflexões sobre gestão de crises, cultura corporativa, conduta e muito mais.

1) Comunicação e valores

Seguindo a perspectiva de que ´tudo comunica´, os eventos corporativos devem ser parte da estratégia de comunicação, portanto, é fundamental criar uma campanha explicando as regras, comportamentos esperados e conduta.Fica complicado aplicar uma sanção quando não foi comunicado ao funcionário o comportamento esperado.

2) Crises de imagem

O processo de gestão de crise, ou seja, desde o mapeamento de riscos, não deve ser feito apenas pensando nos stakeholders externos. Como embaixadores da marca, os colaboradores devem ter noções básicas do reflexo de suas ações,comportamento e que tudo pode ser postado em uma rede social e viralizar.

3) Cultura corporativa

Informar é muito diferente de comunicar. Para que o colaborador entenda os valores e componentes da cultura corporativa, esses elementos precisam ser trabalhados de forma viva, não apenas fixados na parede. Crie campanhas com linguagem atrante, use vídeos e outros recursos além das formas clássicas.

Tudo comunica.

Então, pense em cada um dos pontos de contato entre os públicos antes de planejar qualquer ação ou evento corporativo.

 

Texto: Isabela Pimentel 
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação   

Deixe um comentário

07/01/2018 Isabela Pimentel

Vamos juntos?