Gestão de crises: exercícios de simulação

gestao-de-crises
25 jul 2020

Gestão de crises.  Tema desafiador. E nenhuma empresa está livre de crises de imagem e reputação, especialmente na era digital, não é mesmo? Se seu negócio hoje não tem nenhum procedimento para prevenir crises, monitorar comentários negativos nas redes sociais, nem ideia do que fazer para cuidar da imagem e reputação, cuidado!

Nesse sentido, uma das formas de saber como uma situação que nos afeta pode ocorrer, é fazendo os chamados exercícios de simulação. Quando pensamos em gestão de crises, iniciamos o trabalho no mapemento de possíveis riscos que venham causar danos à imagem e reputação das nossas empresas.

Então, uma das formas de fomentar essa cultura de prevenção é promovendo exercícios, simulações e treinamentos.

Como prevenir crises?

Hoje vamos conhecer os principais tipos de exercícios  de simulação de crises:

Drill: São exercícios realizados dentro da empresa, que simulam uma situação extrema e de risco. Ex: uma quantidade maior de feridos afetando a rotina de um hospital de referência;

Table Top: São os chamados exercícios de mesa, em que os executivos respondem uma série de perguntam em árvore de decisão, ou seja,  de acordo com o que escolher, o próximo passo muda. Comece com os objetivos do exercício. O que você quer alcançar? Isso formará a base de como o seu planejamento e entrega de exercícios.

Assim sendo,  é importante selecionar o grupo ou grupos corretos que você gostaria de participar no exercício de mesa. Isso novamente será impulsionado pelos objetivos que você definiu no primeiro passo. Depois de determinar os objetivos e as equipes participantes, será muito mais fácil criar seu cenário de crise.

Desse jeito, o próximo objetivo principal é criar um cenário que ajude você a validar os objetivos que gostaria de realizar. Isso pode ser um desafio às vezes, pois muitas organizações se excedem em seus objetivos e, muitas vezes, nunca agendam tempo suficiente para realizá-las.

Ou seja,  independente do tipo de exercício de simulação de crise que sua empresa adote,  o fundamental é que eles reflitam o cuidado e preocupação com uma cultura preventiva!

Como sua empresa encara a gestão de crises?

Temos MUITOS materiais que irão te ajudar, vamos lá?

Confira o nosso CHECKLIST ANTICRISE

Aproveite também o Checklist – Você é um líder que sabe lidar com crises?

Não deixe de acessar nosso Infográfico – O que evitar durante uma crise de imagem?

Participe também do nosso grupo VIP sobre Comunicação,negócios e estratégia aqui 

Assim sendo, quer ir além do mapa de risco e criar uma série de procedimentos preventivos para sua empresa?

Se você quer saber todos os exercícios de simulação de crise e como implementá-los na sua empresa, temos um curso exclusivo para você.

Garanta sua vaga em https://www.comunicacaointegrada.com.br/nossa-loja/vivo-gestao-crises

25/07/2020 Isabela Pimentel

Contato