Gestão de crises ou flertar com a crise?

gestão de crises
19 jul 2020

Gestão de crises. Tema tão importante, mas, tão pouco valorizado. No Brasil, em rodas de conversa formais e até mesmo em reuniões, se escuta diversas vezes a seguinte frase: “em time que está ganhando não se mexe”.

Mas, quando trazemos essa realidade para o mundo corporativo ele representa um grande erro de concepção e gestão: não é pelo fato de que a empresa está bem agora e sua situação é confortável que ela estará assim para frente e que nunca passará por qualquer tipo de crise.

Independente do momento e da situação atual, toda empresa que se preocupa, de fato,com sua imagem e reputação e quer zelar pelo seu nome, precisa fazer um trabalho intenso de mapeamento de riscos.

Sendo assim, essa fase consista no entendimento e análise de todos os possíveis danos que podem estar associados a produtos, processos e serviços e quantificação desses riscos, na chamada Matriz de risco, que calcula a relação entre probabilidade e impacto.

Mas o trabalho de prevenção de crises não para por ai.

Focando na gestão de crises

Costumo dizer que quem não mapeia riscos acaba flertando com as crises, então, o que fazer depois que a matriz de risco da sua empresa foi criada?

É preciso criar uma série de práticas que vão após o processo inicial, que é o mapeamento de risco.

Vamos lá então entender melhor esse processo de gestão de crises.

Dessa forma, com o mapa de risco criado, elenque -os do mais grave para o  menos grave e em seguida, crie uma estratégia de priorização e um plano de resposta e ação que seria colocado em prática caso esse risco se concretizasse.

Sim, é esse tipo de atividade que faz com que você imagine as possíveis ações a serem implementadas durante o gerenciamento, ou seja, quando a crise já está em curso.

Como sua empresa encara a gestão de crises?

Temos MUITOS materiais que irão te ajudar, vamos lá?

Confira o nosso CHECKLIST ANTICRISE

Aproveite também o Checklist – Você é um líder que sabe lidar com crises?

Não deixe de acessar nosso Infográfico – O que evitar durante uma crise de imagem?

Participe também do nosso grupo VIP sobre Comunicação,negócios e estratégia aqui 

Quer ir além do mapa de risco e criar uma série de procedimentos preventivos para sua empresa?

Garanta sua vaga no curso Intensivo de Gestão de crise em https://www.comunicacaointegrada.com.br/nossa-loja/vivo-gestao-crises

Texto: Isabela Pimentel 
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

Deixe um comentário

19/07/2020 Isabela Pimentel

Contato