O composto dos 4R e o Planejamento de Comunicação

18 fev 2019

Planejar não é simplesmente sair criando planinhos, por mais que algumas empresas encarem a questão de forma reducionista e simplista.

De acordo com Manoel Marcondes Neto, líder do Observatório da Comunicação Institucional, os 4R que uma marca – de empresa, produto ou serviço – deve levar em consideração desde a etapa de diagnóstico quanto no planejamento de comunicação são Reconhecimento, Relacionamento, Relevância e Reputação.

O reconhecimento é primeira necessidade comunicacional de uma organização, quando e onde a empresa investe em seu nome, identidade visual e posicionamento.  Num segundo momento, a empresa, já reconhecida, passa a gerir relacionamentos, ou seja, estabelece diálogo e trocas constantes com seus principais ‘stakeholders’.

 

Após a conquista do reconhecimento e início do relacionamento, a organização passa a focar na manutenção da sua relevância perante a concorrência, monitorando o macro e o microambiente de mercado, ouvindo clientes, canais e a opinião pública. Como coroação do ciclo dos 4R temos a reputação administrada, quando a empresa consolida e mantém sua imagem e valores construídos ao longo do tempo.

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Texto: Isabela Pimentel 
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

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18/02/2019 Isabela Pimentel

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