Reputação na era digital - como gerenciar?
Estratégia de Comunicação

Jornalismo de dados e o desafio da era digital

Por: Isabela Pimentel21/mar/2016
Compartilhe:

Jornalismo de dados não é novo, mas ainda é um gap. Vivemos na era das declarações, apesar da abundância de informações e fatos ocorrendo a nosso redor e sendo divulgados nas redes sociais. Nunca foi tão fácil acompanhar uma transmissão ao vivo na internet, mas, por outro lado, nunca fomos tão carentes na capacidade de confrontar uma história com a outra e questionar.

Assim, é aí que entra em cena o jornalismo de dados, no qual as novas tecnologias da informação são utilizadas para o monitoramento de informações estratégica e análise.

O que é jornalismo de dados?

Na era do conteúdo gerado pelos próprios usuários (User Generated Content) as empresas que se destacam são as que sabem utilizar filtros de conteúdo para acompanhar o que vem sendo dito sobre seus produtos e serviços.

É papel do novo jornalista multimídia olhar os dados brutos e transformá-los em informações úteis e relevantes para o público, baseado nos critérios de noticiabilidade.

O chamado “dataviz” e o jornalismo com visualização de dados trazem mais transparência e aproxima o leitor da notícia.

Como trabalhar?

Vale destacar que o uso dos dados vai muito além de uma análise numérica e descrita: trata-se da capacidade de contextualizar e deixar clara a forma como os mesmos foram obtidos.

Além do olhar atento do repórter, é necessário uma plataforma de análise que permita explorar os variados tipos de dados.

Tendo este rico material em mãos, seremos capazes de escrever novas narrativas, mais envolventes e interessantes do ponto de vista do leitor.

Acompanhe nossas aulas sobre estratégia digital e uso de dados aqui 

Quer saber mais sobre jornalismo de dados e conteúdo digital?

Assista mais de 200 vídeos em nosso canal do Youtube sobre planejamento de comunicação. Aproveite para se tornar um comunicador mais estratégico!

Confira também 10 livros essenciais sobre comunicação integrada.

Isabela Pimentel

Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

 

Você também pode gostar de:

Newsletter

Receba os cases, notícias e novidades em seu e-mail.

Materiais Educativos

A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa.

Acompanhe nossos materiais educativos