A mente dos líderes sustentáveis

23 set 2014

Ele assumiu o desafio de escrever um  livro que reúne entrevistas com os dez principais líderes sustentáveis do país, para quebrar o mito de que economia e sustentabilidade não podem andar juntos.

Com ousadia,  o  jornalista Ricardo Voltolini resolveu se dedicar a um tema que leva a discussões apaixonadas entre líderes, gestores e a mídia: a sustentabilidade. Lançado em agosto de 2011,   a obra Conversas com Líderes Sustentáveis – o que aprender com quem fez ou está fazendo a mudança para a sustentabilidade é fruto do trabalho de Voltoni, que atua há treze anos como consultor na área. “Sempre tive uma relação muito próxima como o mundo empresarial e seus dilemas. No ano de 2008, fiz um ensaio jornalístico na Idéias Sustentáveis, entrevistando os principais líderes do país que atuavam no setor”, conta.

 

ricardo-voltoni

 

Livro mostra como pensam os líderes que adotam práticas sustentáveis no país
Imagem: Divulgação

Curioso e instigado em entender como pensavam e agiam os gestores que ocupavam cargos de liderança no setor de sustentabilidade, o jornalista reuniu todo o material em um único livro, que apresenta entrevistas inéditas com dez dos mais importantes empresários que atuam no país, visando traçar um perfil do “líder sustentável”:

– O livro conta a história de líderes e de como enfrentaram a resistência interna em suas empresas para mudar os modelos mentais e de negócios, sendo revolucionários, analisa.

Foram entrevistados nomes como Guilherme Peirão Leal, Fábio Barbosa, Luiz Ernesto Gemignani, Franklin Feder, Paulo Nigro, Kees Kruythoff, Héctor Núñez, José Luciano Penido, Miguel Krigsner e José Luiz Alquéres. Estruturada em três partes, a obra contextualiza primeiro, a liderança sustentável, em seguida, como ela é desenvolvida hoje e em seguida, como é vista no Brasil e no mundo.

Voltolini apresenta exemplos pioneiros de sustentabilidade no mundo dos negócios, como o InterfaceFlor e o The Body Shop. Para o autor, os mercados só irão incorporar, de fato, a cultura sustentável, “quando houver, à frente das empresas, mais líderes apaixonados pelo tema. E eles não estão brotando em árvores”, afirma.

Plataforma sustentável

Ao perceber que tinha reunido em vasto material, com algumas entrevistas que duraram mais de duas horas, Voltolini resolveu lançar uma plataforma na qual pudesse disponibilizar os vídeos com os depoimentos dos líderes, a Plataforma Liderança Sustentável.

O portal reúne estudos, pesquisas, matérias em áudio e vídeo, podcasts, imagens das palestras, além de artigos com opiniões de autoridades sobre o tema. Uma área de destaque é um campo que permite aos líderes que acessarem ao portal enviar suas histórias sobre como adotaram ou pretendem implantar práticas sustentáveis em suas empresas.

Voltolini conta que, com o site, quer conscientizar os jovens líderes brasileiros sobre a importância da adoção de práticas sustentáveis em suas empresas, possibilitando que haja uma comunicação entre eles, através da plataforma:

– Precisamos estabelecer um diálogo com estes líderes, para acabar com o mito de que sustentabilidade e prosperidade econômica são conceitos opostos. Quando os líderes conhecerem casos de sucesso de empresas em que a sustentabilidade foi adotada como estratégica central nos negócios, irão mudar sua mentalidade, conclui.

Serviço

Conversas com Líderes Sustentáveis – o que aprender com quem fez ou está fazendo a mudança para a sustentabilidade
Autor: Ricardo Voltolini
Editora: Senac São Paulo

 

Texto: Isabela Pimentel, para o Portal Administradores 

Imagem: Getty Images

Deixe um comentário

23/09/2014 Isabela Pimentel

Vamos juntos?