Marketing de gentileza: quando o relacionamento vai além

30 set 2017

No dia 30 de setembro,a  Comunicação Integrada esteve presente no Workshop “Vida empreendedora com propósito”, organizado pela parceira Laize Damasceno, do Marketing de Gentileza. 

Mas, pra que um grupo de empreendedores se reuniria em um sábado chuvoso no Centro do Rio? Para discutir regras e leis dos gurus do marketing? Não! Mas sim para tocar em um tema que tem cada vez mais se destacado nas redes sociais: relacionamento.

A Laíze, que é empreendedora, jornalista, Especialista em Marketing de Gentileza e autora do blog do mesmo nome, iniciou o workshop falando da importância de humanizar as relações entre consumidores e marcas no ambiente digital. “Muito mais do que ver quem consome um produto ou serviço como cliente, as marcas que encantam são aquelas que tem uma comunicação focada no humano”, explicou.

E em tempos de marcas com propósito, toda atenção é necessária para não criar uma estratégia de marketing fake, que não fale com o verdadeiro público da empresa. “De acordo com o círculo dourado, de Simon Sinek, as marcas inspiradoras se comunicam de dentro para fora, deixando claro seu propósito (why), como (how) e o quê (what)”, destacou.

E para quem quer empreender e construir uma carreira sólida no ambiente digital, Laíze contou um pouco da sua trajetória, mostrando, na prática, que empreender é diferente de ser criativo. “Empreendedor é aquele que executa seus sonhos, ou seja, os coloca em prática. Não basta ser criativo, é preciso ter capacidade de tirar o ideal do papel”, reforçou.

 

Como, então, conseguir a atenção genuina desse seguidor que é bombardeado por posts das diversas marcas que acompanha nas redes sociais?  A especialista afirmou que a produção de um conteúdo relevante e focado nas necessidades de quem o recebe é um dos caminhos. “Marcas com causa são aquelas que inspiram as pessoas e por isso, se diferenciam  e conquistam sua atenção”, concluiu.

Quem quiser acompanhar o trabalho da Laize e conferir suas dicas, pode acessar seus materiais gratuitos e projeto no Blog Marketing de Gentileza .

Destaco alguns artigos da Laíze que dão ótimas dicas:

6 formas gratuitas de humanizar seu blog

Afinal das contas, você sabe o que o cliente realmente quer?

Ebook: aumente a credibilidade da sua marca

Laíze dá dicas de como praticar a gentileza na web:

1- Não deixe de responder e-mails e mensagens. Pelo menos confirme o recebimento, o que já é uma atitude muito gentil nos dias de hoje. Se organize para atender todas as demandas de contato.

2- Evite mensagens inteiras em CAIXA ALTA. As letras maiúsculas podem causar a sensação de que você está gritando. Usadas corretamente, elas ajudam a destacar um detalhe importante.

3- Evite acrônimos e palavras abreviadas se você não tem intimidade com a pessoa com quem se comunica.

4- Seja claro e expressivo no canal de atendimento online. Seja atencioso e explique com informações úteis e objetivas.

5 – Construa frases completas e seja preciso na mensagem que quer transmitir. Não escreva trechos curtos em várias linhas – isso pode tornar a leitura cansativa e chata.

6- Não use em excesso todos os recursos de edição de texto de uma vez só, como tamanho das fontes, cores, negrito, sublinhado, itálico e outros. Seu texto deve ter uma aparência agradável e leve.

7- Não fale palavrões e termos chulos em uma troca de e-mail na empresa ou em uma resposta ao cliente, mesmo quando alguém te ofender e te tratar com grosserias. Lembre-se: gentileza gera gentileza e sua comunicação precisa dela.

8- Em mensagens instantâneas, não se ausente da conversa sem antes avisar. Não deixe a pessoa esperando sem saber quando você vai voltar.

9- Não deixe em branco o campo “assunto” dos e-mails. Capriche, chame a atenção e facilite o entendimento do seu destinatário.

10- Tenha uma assinatura profissional de e-mail. Informe pelo menos um número de telefone. É péssimo quando precisamos entrar em contato com urgência e não há outra opção a não ser esperar a pessoa responder. E se o e-mail foi para o spam e ela não viu?

 

 Texto: Isabela Pimentel 
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada

Imagem: Divulgação

 

Deixe um comentário

30/09/2017 Isabela Pimentel

Vamos juntos?