Programa Avançado em Diagnóstico e Planejamento Estratégico de Comunicação Digital

23 ago 2020

R$520,00

6x de R$86,67 s/juros

Nesse curso ao vivo, com 12 horas de duração, você aprenderá como fazer o diagnóstico de comunicação digital de uma marca, as principais técnicas, etapas e, a partir disso, iniciar a construção do Plano de Comunicação Integrada, conhecendo também seus principais resultados: produção de conteúdo, fortalecimento da presença nas redes sociais, social listening e monitoramento de performance contínuo, além de seleção e mensuração de métricas digitais e indicadores de comunicação digital.

Categoria:

Descrição

Diante dos desafios para lidar com tantas oportunidades trazidas pela velocidade com que as tecnologias digitais impõem novas formas de relacionamentos, contatos, vendas e interações às empresas e organizações com seus públicos, faz-se necessário ir além do domínio de ferramentas ou técnicas operacionais.

É preciso desenvolver habilidades diferenciadas para interpretar cenários complexos, tendo uma visão holística do planejamento, desde o diagnóstico até a execução do plano e a mensuração dos resultados. Mapear públicos estratégicos, elaborar um diagnóstico da comunicação da marca e, em seguida, criar um plano de comunicação exigem também o reconhecimento do cenário atual de mercado e da relação entre as tecnologias, o negócio e o propósito das marcas.

Pensando nisso, reunimos dois profissionais com mais de 10 anos de experiência prática em diagnóstico e planejamento de comunicação com foco em mídias digitais para compartilhar conhecimento prático, dicas e cases que irão preparar você para esses desafios.

Professores: Isabela Pimentel e João Vitor Rodrigues

Informações

Data:  21/10,  22/10, 28/10, 29/10
Duração: 12h
Horário: de 19h às 22h
Formato: Online e ao vivo
Plataforma: Zoom Us

O que você vai aprender?

A partir de técnicas e metodologias de pesquisa, análise, planejamento e mensuração de resultados, você será capaz de conduzir um diagnóstico de comunicação da marca e em seguida, com os dados obtidos, percorrer todas as fases do processo de planejamento de comunicação integrada. O objetivo é fornecer a você a preparação e as perspectivas necessárias para compreender a relação entre as tecnologias digitais, os planos de negócios e de comunicação e a viabilidade técnica de execução dentro de diferentes segmentos de mercado.

 

Benefícios

Encontros ao vivo com profissionais e consultores do mercado;
Material inédito aplicável para sua empresa;
Cases de mercado;
Certificado digital.

 

Depois desse curso, você: 

  1. Conhecerá as fases do diagnóstico de comunicação da marca;
  2. Será capaz de atuar oferecendo o trabalho de diagnóstico de comunicação para marcas, empresas e agências;
  3. Com base no diagnóstico, saberá como criar um plano de comunicação integrada.
  4. Aplicará conhecimentos práticos do Planejamento de Comunicação para criar outros planos, como os planos de conteúdo, de monitoramento, de mídia, de avaliação de indicadores etc.

 

Para quem é?

Profissionais que já atuam em comunicação corporativa, dominam os principais conceitos de planejamento e estão em busca de atualização.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Data: 21 de outubro
MÓDULO 1 – DIAGNÓSTICO DE NEGÓCIO E DA COMUNICAÇÃO DIGITAL
PROF: JOÃO VITOR RODRIGUES

  • Objetivos de Negócios e Objetivos de Comunicação
  • Conceitos-chave indispensáveis à comunicação digital no cenário contemporâneo;
  • Imersão em dados: o que podem revelar para o planejamento e a estratégia?
  • Informações e insights de negócios através das tecnologias digitais
  • Como fazer uma leitura do cenário de mercado aplicada ao seu produto/serviço, através das plataformas de mídias sociais?
  • Investimento em pesquisa e conhecimento dos públicos: a jornada do consumidor na internet
  • Técnicas e métodos de identificação de oportunidades através dos rastros de consumidores na internet
  • Consolidação de dados e informações da primeira fase de pesquisa e levantamento para o diagnóstico

 

Data: 22 de outubro
MÓDULO 2 –
PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO DIGITAL
PROF: ISABELA PIMENTEL

  • Importância do Planejamento Digital na economia da atenção
  • De onde deve vir o Planejamento de Comunicação Digital?
  • Planos, projetos, Políticas e Programas
  • As três etapas gerais do planejamento do Projeto (Diagnóstico, implementação e avaliação/controle)
  • Análise de cenários (macro e microambiente): matrizes e metodologias
  • Mapa de públicos (stakeholders e personas)
  • Sobre a marca (missão, visão e valores)
  • Análise de mercado (concorrentes diretos e indiretos)
  • Posicionamento atual e diferenciais competitivos
  • Estratégia Digital

 

Data: 28 de outubro 

MÓDULO 3: RESULTADOS DO PLANEJAMENTO
PROF: ISABELA PIMENTEL

  • Planejamento e plano: processo e resultados
  • O Plano de Comunicação Digital (Modelos e Estruturas)
  • Planos Táticos derivados do Planejamento
  • Implementação do plano de comunicação digital
  • Ferramentas para acompanhamento dos planos táticos
  • Métodos ágeis para gestão de projetos em comunicação
  • Como tomar decisões relacionadas ao Planejamento?
  • Execução de campanhas de comunicação digital
  • Papéis e reponsabilidades da execução: Matriz RACI
  • Cronograma e visualização do andamento dos projetos e Planos
  • Interno, externo ou agência: quem executa?
  • Elaboração de orçamento em comunicação digital

 

Data: 29 de outubro
MÓDULO 4 – MÉTRICAS, INDICADORES E PERFORMANCE DA COMUNICAÇÃO DIGITAL
PROF: JOÃO VITOR RODRIGUES

  • Métricas e Indicadores
  • Conceitos fundamentais para elaborar o plano de mensuração de resultados da comunicação digital
  • Performance da comunicação digital
  • Trabalhando além de dados absolutos
  • Visão holística dos resultados da comunicação digital
  • Investimento x Retorno: diretos e indiretos
  • Dimensionando variáveis sobre os esforços realizados para atingir as metas de negócios através da comunicação digital
  • Planejando a continuidade da avaliação de performance da comunicação digital
  • Habilidades indispensáveis para analistas da comunicação digital

 

Mini-currículo dos professores:

João Vitor Rodrigues

Doutorando em Comunicação Social na PUC-Rio. Mestre em Comunicação Social (PUC-Rio), Especialista em Administração (FGV-RJ) e graduado em Relações Públicas (UERJ). Gerente de Marketing Digital (2018); Gerente de Business Intelligence (2015). Especialista em Métricas e Monitoramento Digitais (2014/2015). Em dez anos de experiência, participei da criação, desenvolvimento e implantação de projetos e ações de comunicação estratégica em diferentes níveis e plataformas, do Marketing direto, passando pelo Marketing de Relacionamento até as estratégias em Mídias Sociais. Em 2014 fiz parte da equipe responsável pelo monitoramento da Copa do Mundo da Fifa para os Ministérios do Turismo e do Esporte. Na FSB Digital participei da elaboração das estratégias de monitoramento de mídias sociais de marcas como Cielo, Ipiranga, Rio Ônibus, entre outros. Até 2013 ocupei a posição de Coordenador de Relacionamento e Mídias Sociais no jornal O Globo. Professor de cursos de graduação e de pós-graduação nas áreas de Comunicação e Marketing.

 

Isabela Pimentel

Consultora especializada em Planejamento de Comunicação Integrada e Gestão de Crise, com mais de nove anos de experiência na área, tendo atuado em cargos de coordenação e gestão de projetos, treinamentos em empresas de médio e grande porte em todo o país, ao lado da carreira docente nos cursos de comunicação e marketing das principais universidades do país. Mestre em Mídias Digitais pela UFRJ.

Materiais gratuitos

23/08/2020 Igor Franco

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