Planejamento de comunicação na crise

10 Maio 2020

Planejamento de comunicação é essencial, mas poucos profissionais e empresas dedicam o devido tempo a ele. Não basta estar na Internet e ter páginas nas redes sociais para ter a chamada presença digital. Muitas empresas, por vezes, acabam criando diversos canais, que ficam parados, sem atualização de conteúdo, às moscas.

Mas, onde fica a comunicação integrada e estratégia bem articulada se esses canais mal dialogam?

Então vamos lá: o primeiro passo para pensarmos em estruturar um projeto de relacionamento digital é definir o posicionamento da marca, ou seja, como ela quer ser vista e percebida por seus principais stakeholders.

Considere essas perguntas-chave:

O que sua marca precisa comunicar?

Para quem?

Quais são os objetivos estratégicos?

Todas essas perguntas nortearão o posicionamento da empresa.

Sendo assim, em um outro momento, definido o planejamento, objetivo, táticas e a estratégia, é hora de fazer o mapeamento de canais.

Em que canais o público da sua marca está?

Para esse mapeamento, é preciso fazer uma análise da sua concorrência direta!

Como sua concorrência está se posicionando?

Que tom ela usa? Em que redes ela está?

O que fazer após o diagnóstico?

Assim sendo, após essa fase de pesquisa e diagnóstico, é importante começar a criação da estratégia própria e autêntica da sua marca, afinal, esse é o segundo passo.

Avalie o objetivo de criação de novos canais, defina uma equipe responsável, crie a estratégia, defina as táticas, imagine formas de mensuração e indicadores de desempenho!

MATERIAIS EXTRAS 

Aprenda também a criar projetos de comunicação

Se você está cansado de planos de comunicação que não trazem nenhum resultado para sua empresa e quer saber como planejar a comunicação em tempos de redes sociais e fragmentação, participe da FORMAÇÃO COMPLETA EM COMUNICAÇÃO INTEGRADA e saiba como ir do diagnóstico à execução, passando pelo monitoramento.

Ahhh, se quiser ficar mais conectado (a) comigo, tenho um grupo de dicas diárias no Telegram, é só acessar aqui.

 

Texto: Isabela Pimentel 
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

 

Deixe um comentário

10/05/2020 Isabela Pimentel

Vamos juntos?