Presença digital: entre marcas e pessoas

14 fev 2017

Confira o primeiro artigo da nossa colunista, a empreendedora Gabriela Anastácia, que vai dar dicas de comunicação, redes sociais e muito mais.
Olá! Antes de começar deixe que me apresente. Sou Gabriela Anastácia, jornalista e empreendedora, fundadora do Papo de Empreendedora (lançamento oficial do site em 08/3) e da Gamarc Assessoria de Comunicação.  A partir de agora nos encontraremos aqui mensalmente e nesse nosso primeiro encontro abordarei a importância da presença digital para o planejamento de comunicação. Let´s start!

Começo com um exemplo rápido e fácil que sempre levanto nas minhas consultorias para você compreender: o mercado fonográfico. Um dos segmentos que melhor ilustra essa harmonia é o musical – e como ele se reinventa.

As redes sociais mudaram a forma como as pessoas se relacionam e como as marcas se comunicam.

Nos anos 90 o fã de determinado artista ou banda ficava radiante ao ouvir uma música pela primeira vez nas rádios e corria para lojas. Hoje é possível acompanhar todo o processo de criação até a divulgação pelos canais oficiais do artista, baixar música em uma plataforma digital e compartilhar suas interações e críticas.

Os últimos dados divulgados pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI), em 2016, mostram que as plataformas digitais já representam 45% das movimentações de todo o mercado e a receita gerada por elas em 2015, pela primeira vez, ultrapassou o gerado pelas mídias físicas, tradicionais. Ainda não entendeu onde eu quero chegar?

As marcas precisam estar inseridas nos novos formatos tecnológicos. É um caminho sem volta, mas com grandes possibilidades já que informação é uma das moedas mais valiosas. E se faz necessário usar ferramentas adequadas para levar a mensagem correta e atraente ao público desejado.

Blog, SEO, mídias sociais, marketing de conteúdo, automação de marketing. Seja um pequeno, médio ou grande negócio construir uma presença digital há muito tempo deixou de ser questão de luxo e passou a fazer parte da relação de itens indispensáveis para o sucesso da marca.

Gostou do nosso papo? Interaja! Comente, curta, compartilhe. Será um prazer conversar com você. 😉

Até a próxima!


Texto: Gabriela Anastácia *
*Jornalista por formação, empreendedora por paixão. Especialista em Comunicação Empresarial.
Site: www.gamarc.com.br

 

 

Deixe um comentário

14/02/2017 Isabela Pimentel

Vamos juntos?