Prevenindo crises com o media training

17 set 2019

Tradicionalmente, a empresa tem uma lista de porta vozes eleitos, que são estratégicos em momentos de crise e tensão, em que a reputação da organização está ameaçada.Mas, uma vez, li uma frase de João José Forni em que ele disse que, durante uma crise corporativa, todos são porta vozes. Será mesmo que a crise tem que estar associada a um único rosto?

A comunicação tem mudado e cada vez mais, todos os colaboradores precisam estar muito bem treinados e capacitados, pois eles  podem ser procurados pela imprensa, por um jornalista independente e até mesmo dar entrevistas em momentos de viagem, por exemplo.

Então, como mudar a ideia de que só a alta gestão pode ser porta voz?

Um dos passos para a construção de uma cultura de prevenção, como falamos no texto anterior, é a criação de uma série de protocolos , treinamentos e políticas de prevenção de crises, além do mapeamento de riscos.

O media training é um desses treinamentos fundamentais. De acordo com Jorge Duarte, ele “designa cursos encomendados pelas assessorias de comunicação, com o objetivo de otimizar o contato das fontes da empresa com a mídia (…) que municiam as fontes com dicas e conhecimentos básicos para o relacionamento com a mídia”.

A ideia é que o  o media training capacite o entrevistado para responder perguntas das entrevistas com mais segurança e facilidade, usando a linguagem correta de acordo com as características de cada meio e circunstância.

Por mais que apenas a alta gestão receba esse treinamento de media training, é importante que os demais colaboradores da empresa também possuam noções de relacionamento com a imprensa.

Pensando nisso, que tal estruturar um treinamento sobre quais são as fontes, mensagens chaves para a instituição, principais posicionamentos?

Para saber mais sobre gestão da imagem, relacionamento e reputação com influenciadores e stakeholders, participe do nosso curso  em https://www.comunicacaointegrada.com.br/nossa-loja/gestao-imagem-reputacao

Autores: Isabela Pimentel e Dario Menezes

Deixe um comentário

17/09/2019 Isabela Pimentel

Vamos juntos?