Stakeholders de fora da empresa, quem são?

02 maio 2019

Quando vejo algum colega que trabalha como assessor dizer que “só” faz assessoria de imprensa fico bem assustada. É como se a imprensa fosse a única esfera presente no Mapa de stakeholders. Impossível né?

No chamado mapa de stakeholders, constam, em geral, imprensa, universidades, entidades de classe, sindicatos, grupos organizados, ONGs, dentre tantos outros. Por isso, considero fundamental, além de mapear os parceiros e colaboradores mais influentes dentro da empresa, fazer o mesmo trabalho fora.

Quem são os principais stakeholders que, apesar de não figurarem diretamente no organograma, tem alto impacto de influência nos rumos e políticas da empresa?

Conheça os graus de influência dos stakeholders externos:

Grau de dependência: onde são identificados os públicos pelos quais a organização possui necessidade e que interferem diretamente na sua sobrevivência. Alguns exemplos são: governo, os colaboradores, os clientes e os fornecedores.

Grau de participação: grupos pelos quais não há dependência por parte da empresa, porém colaboram para a melhoria e bom desempenho do projeto. Alguns exemplos podem ser redes de consultoria, redes sindicais e comunidades.

Grau de interferência: públicos que podem interferir positiva ou negativamente na imagem da empresa

A partir disso, você pode criar o mapa de stakeholders da sua empresa?

 

Gostou?

Aprenda mais em nosso curso Gestão da imagem e reputação

https://www.comunicacaointegrada.com.br/nossa-loja/gestao-imagem-reputacao

 

Texto: Isabela Pimentel 
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

Deixe um comentário

02/05/2019 Isabela Pimentel

Vamos juntos?