Comunicação Institucional

O que é o mapeamento de stakeholders?

Por: Isabela Pimentel2/mai/2019
Compartilhe:

Stakeholders e seu mapeamento são vitais, porém, ignorados. Quando vejo algum colega, que trabalha como assessor, dizer que “só” faz assessoria de imprensa fico bem assustada. É como se a imprensa fosse a única esfera presente no Mapa de stakeholders. Impossível, né?

No chamado mapa de stakeholders, constam, em geral, imprensa, universidades, entidades de classe, sindicatos, grupos organizados, ONGs, dentre tantos outros.

Por isso, considero fundamental, além de mapear os parceiros e colaboradores mais influentes dentro da empresa, fazer o mesmo trabalho fora.

Então,  quem são os principais stakeholders que, apesar de não figurarem diretamente no organograma, tem alto impacto de influência nos rumos e políticas da empresa?

Conheça os graus de influência dos stakeholders

Grau de dependência: onde são identificados os públicos pelos quais a organização possui necessidade e que interferem diretamente na sua sobrevivência.

Alguns exemplos são: governo, os colaboradores, os clientes e os fornecedores.

Grau de participação: grupos pelos quais não há dependência por parte da empresa, porém colaboram para a melhoria e bom desempenho do projeto.

Alguns exemplos podem ser redes de consultoria, redes sindicais e comunidades. Eles precisam ser considerados na comunicação integrada e planejamento.

Grau de interferência: públicos que podem interferir positiva ou negativamente na imagem da empresa

A partir disso, você pode criar o mapa de stakeholders da sua empresa?

Quer saber mais sobre planejamento?

Assista mais de 200 vídeos em nosso canal do Youtube sobre planejamento de comunicação. Aproveite para se tornar um comunicador mais estratégico!

Confira também 10 livros essenciais sobre comunicação integrada.

Então, se quiser se aprofundar ainda mais e adquirir conhecimentos bem estruturados sobre como planejar, gerir e monitorar a comunicação digital, conheça nossa FORMAÇÃO COMPLETA EM COMUNICAÇÃO INTEGRADA, a única no mercado.

Isabela Pimentel

Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

Você também pode gostar de:

Newsletter

Receba os cases, notícias e novidades em seu e-mail.

Materiais Educativos

A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa.

Acompanhe nossos materiais educativos