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Comunicação e Liderança

Stakeholders: quem são dentro da sua empresa?

Por: Isabela Pimentel17/abr/2019
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Antes chamados de público alvo, os stakeholders são a parte principal do seu plano de comunicação com o público interno. Para se comunicar bem, as empresas precisam saber muito  com quem e quando devem se comunicar.

Tradicionalmente chamados de público alvo, esses grupos eram vistos de forma passiva, como se não tivessem impacto na estratégia e atuação da empresa.

Assim, com a evolução dos estudos de relações públicas, adota-se a ideia de stakeholders, que significa parte interessada, ou seja, os públicos e segmentos que afetam a empresa e por ela são influenciados.

Afinal, a comunicação corporativa não é algo unilateral e isolado, o que quer que a empresa diga ou comunica, pode alterar –  e muito, a percepção que os públicos tem dela.

Dessa forma, não podemos perder de vista que a empresa também possui, além dos stakeholders externos, os internos, ou seja, seus colaboradores.

Existem diversas classificação desses públicos, vamos ver  mais abaixo:

Públicos internos

São os stakeholders que estão dentro do ambiente da empresa:

  • Gestores da empresa;
  • Colaboradores;
  • Acionistas;
  • Equipes de projetos.

Agora os stakeholders externos

São os stakeholders que estão fora do ambiente da empresa, mas que interagem com ela de alguma forma:

  • Fornecedores;
  • Concorrentes;
  • Clientes;
  • Familiares dos clientes;
  • Governo;
  • ONG’s;
  • Mídia;
  • Sindicatos;
  • Influenciadores digitais;
  • Meio ambiente.

Nesse contexto,  alguns autores também utilizam o termo stakeholders mistos, quem há sobreposição interno e externo.

Então, antes de planejar sua comunicação, que tal dar uma pausa e se dedicar à análise e identificação dos stakeholders?

  • Afinal, quando mapear stakeholders?

Esse mapeamento é essencial em todas as etapas do Planejamento e deve ser feito já durante a primeira delas, o diagnóstico de comunicação:

mapeamento-publicos-de-interesse-stakeholders

Assim, para te ajudar,  reunimos os primeiros passos essenciais para começar o trabalho de diagnóstico de comunicação, vamos lá:

-Identificação da missão, visão e valores;

-Definição do negócio;

-Análise do ambiente externo, setorial e interno;

– Diagnóstico estratégico da comunicação organizacional.

Assim sendo, em termos detalhados, esse processo macro e geral se desdobra em etapas específicas de análise de mercado, marca, reputação, canais, etc.:

  1. Estudo aprofundado do planejamento estratégico da empresa
  2. Metas e objetivos estratégicos da empresa para curto, médio e longo prazo;
  3. Analisar empresa e sua reputação;
  4. Entrevistas com públicos estratégicos: parceiros, fornecedores, diretoria, colaboradores;
  5. Auditoria de imagem;
  6. Auditoria da reputação (redes sociais, mídia impressa, defesa do consumidor, manifestações de clientes);
  7. Mapeamento de defensores e detratores;
  8. Mapeamento de concorrentes nacionais e internacionais;
  9. Pesquisas de opinião;
  10. Pesquisa de mercado;
  11. Pesquisas de clima;
  12. Pesquisa de atendimento ao cliente;
  13. Grupo focal com formadores de opinião;
  14. Compilação;
  15. Apresentação.

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Isabela Pimentel

Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

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