Stakeholders: quem são dentro da sua empresa?

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17 abr 2019

Antes chamados de público alvo, os stakeholders são a parte principal do seu plano de comunicação com o público interno. Para se comunicar bem, as empresas precisam saber muito bem com quem e quando devem se comunicar. Tradicionalmente chamados de público alvo, esses grupos eram vistos de forma passiva, como se tivessem impacto na estratégia e atuação da empresa.

Assim, com a evolução dos estudos de relações públicas, adota-se a ideia de stakeholders, que significa parte interessada, ou seja, os públicos e segmentos que afetam a empresa e por ela são influenciados.

Afinal, a comunicação corporativa não é algo unilateral e isolado, o que quer que a empresa diga ou comunica, pode alterar e muito , a percepção que os públicos tem dela.

Dessa forma, não podemos perder de vista que a empresa também possui, além dos stakeholders externos, os internos, ou seja, seus colaboradores.

Existem diversas classificação desses públicos, vamos ver  mais abaixo:

Públicos internos

São os stakeholders que estão dentro do ambiente da empresa:

  • Gestores da empresa;
  • Colaboradores;
  • Acionistas.

Agora os externos

São os stakeholders que estão fora do ambiente da empresa, mas que interagem com ela de alguma forma.

  • Fornecedores;
  • Concorrentes;
  • Clientes;
  • Familiares dos clientes;
  • Governo;
  • ONG’s;
  • Mídia;
  • Sindicatos;
  • Meio ambiente.

Nesse contexto,  alguns autores também utilizam o termo stakeholders mistos, quem há sobreposição interno e externo.

Então , antes de planejar sua comunicação, que tal dar uma pausa e se dedicar à análise e identificação dos stakeholders?

Afinal, quando mapear stakeholders?

Esse mapeamento é essencial em todas as etapas do Planejamento e deve ser feito já durante a primeira delas, o diagnóstico de comunicação:

mapeamento-publicos-de-interesse-stakeholders

Assim, para te ajudar,  reunimos os primeiros passos essenciais para começar o trabalho de diagnóstico de comunicação, vamos lá:

Identificação da missão, visão e valores;

Definição do negócio;

Análise do ambiente externo, setorial e interno;

Diagnóstico estratégico da comunicação organizacional.

Assim sendo, em termos detalhados, esse processo macro e geral se desdobra em etapas específicas de análise de mercado, marca, reputação, canais e etc:

  1. Estudo aprofundado do planejamento estratégico da empresa
  2. Metas e objetivos estratégicos da empresa para curto, médio e longo prazo
  3. Analisar empresa e sua reputação
  4. Entrevistas com públicos estratégicos: parceiros, fornecedores,diretoria, colaboradores
  5. Auditoria de imagem
  6. Auditoria da reputação (redes sociais, mídia impressa, defesa do consumidor, manifestações de clientes)
  7. Mapeamento de defensores e detratores
  8. Mapeamento de concorrentes nacionais e internacionais
  9. Pesquisas de opinião
  10. Pesquisa de mercado
  11. Pesquisas de clima
  12. Pesquisa de atendimento ao cliente
  13. Grupo focal com formadores de opinião
  14. Compilação
  15. Apresentação

Quer saber mais sobre planejamento e gestão de stakeholders?

Por isso,  assista mais de 200 vídeos em nosso canal do Youtube sobre planejamento de comunicação. Aproveite para se tornar um comunicador mais estratégico!

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Isabela Pimentel

Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

17/04/2019 Isabela Pimentel

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