Stakeholders: quem são dentro da sua empresa?

17 abr 2019

Antes chamados de público alvo, os stakeholders são a parte principal do seu plano de comunicação com o público interno. Para se comunicar bem, as empresas precisam saber muito bem com quem e quando devem se comunicar. Tradicionalmente chamados de público alvo, esses grupos eram vistos de forma passiva, como se tivessem impacto na estratégia e atuação da empresa.

Com a evolução dos estudos de relações públicas, adota-se a ideia de stakeholders, que significa parte interessada, ou seja, os públicos e segmentos que afetam a empresa e por ela são influenciados. Afinal, a comunicação corporativa não é algo unilateral e isolado, o que quer que a empresa diga ou comunica, pode alterar e muito , a percepção que os públicos tem dela.

Não podemos perder de vista que a empresa também possui, além dos stakeholders externos, os internos, ou seja, seus colaboradores.

Existem diversas classificação desses públicos, vamos ver  mais abaixo:

Stakeholders internos

São os stakeholders que estão dentro do ambiente da empresa:

  • Gestores da empresa;
  • Colaboradores;
  • Acionistas.

Stakeholders externos

São os stakeholders que estão fora do ambiente da empresa, mas que interagem com ela de alguma forma.

  • Fornecedores;
  • Concorrentes;
  • Clientes;
  • Familiares dos clientes;
  • Governo;
  • ONG’s;
  • Mídia;
  • Sindicatos;
  • Meio ambiente.

Alguns autores também utilizam o termo stakeholders mistos, quem há sobreposição interno e externo. Então , antes de planejar sua comunicação, que tal dar uma pausa e se dedicar à análise e identificação dos stakeholders?

Gostou?

Saiba mais em Como mapear stakeholders e aprofunde seus conhecimentos no curso Gestão da Imagem e Reputação, no qual abordamos técnicas, metodologias e cases de relacionamento com stakeholders, gestão de crises e criação de estratégias de fortalecimento da reputação.

Deixe um comentário

17/04/2019 Isabela Pimentel

Vamos juntos?