Como fazer monitoramento de marca?

Saiba como ir do plano ao monitoramento de marca
31 Maio 2020

Monitoramento de marca é  um passo muitas vezes esquecido pelas empresas.  Elas querem logo partir para a ação. Planejar a comunicação é tão importante para sua empresa quanto o acompanhamento dos resultados objetivos no negócio.

E para ter sucesso, não basta criar um plano de comunicação e pronto.

É preciso fazer o ciclo completo de trabalho, que chamo comunicação integrada do plano ao monitoramento!

Monitoramento é escuta!

Para evitar possíveis erros em lançamentos de produtos e serviços, antes de tudo, é preciso fazer um diagnóstico completo da marca, da sua reputação até a presença digital, passando pelos meios off-line, ponto de venda e etc.

É nessa hora que entra em cena o poderoso planejamento de comunicação integrada, que segue as etapas de diagnóstico, análise de cenários (macro e micro), definição de objetivos, metas e  muito mais!

Plano criado, então o trabalho terminou? Não!  Para dar certo, o plano precisa ser algo vivo e que se adapte a novos contextos e momentos da realidade corporativa!

Sendo assim, para avaliar o plano, considero o que chamei de 4E: ele é específico para a realidade da sua empresa e seus públicos? Ele é estratégico? A linguagem é envolvente? Ele é realmente executável?

Então os problemas estão resolvidos se o plano contempla os 4E?

Infelizmente não! Precisamos lidar com o chamado “planejamento under pressure”!

Ou seja, quando um plano de comunicação é rígido demais, ele não tem a flexibilidade necessária para se adaptar aos pedidos de última hora e situações inesperadas que acontecem no dia a dia da empresa.

Como então executar o planejamento ao longo do ano se os contextos mudam tanto?

  1. Quando surgir um pedido de ação ou campanha não prevista no Plano, avalie se ela está associada aos objetivos estratégicos a serem alcançados no ano;
  2. Questione se, de acordo com os objetivos e clima da empresa, se esse é o melhor momento para lançar uma nova campanha;
  3. Solicite o máximo possível de informações à área que solicitou essa divulgação ou fez o pedido da campanha.
  4. Diferencie campanha de plano de divulgação: várias vezes as áreas solicitam “campanhas”, quando, na verdade, é uma cobertura ou criação de um plano de divulgação

Uma dica para você!

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Entenda o que fazer antes de escolher uma ferramenta de monitoramento para sua marca nas redes sociais. 

Outra coisinha: se você quer saber mais sobre como ir do mero plano a criação de um trabalho de comunicação integrado ao monitoramento da sua marca, saiba mais em nosso curso EAD exclusivo

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Texto: Isabela Pimentel 
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

31/05/2020 Isabela Pimentel

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