Comunicação Integrada: uma realidade ou elemento distante da realidade da maioria das empresas brasileiras? Quando analisamos o cenário atual, encontramos muita similaridade com uma obra que terminei de ler essa semana: a estratégia do oceano azul, de W. Chan Kim. Recomendo para todos que queiram estudar negócios digitais e oportunidades desse mar!
Em tempos de economia de atenção, em que nossos conteúdos disputam os olhos e coração dos leitores com tantos outros canais , sites, mídias e apps, como ser notado? Como não cair na mesmice e ser esquecido?
Vamos, então, conhecer sobre o que fala O oceano Azul?
O que é o Ocean
o Azul?
Um dos primeiros pontos do livro que precisamos conhecer é o conceito de oceano vermelho, marcado pela presença forte de um foco na concorrência, o que faz com que as empresas acabem esquecendo da geração de valor e da inovação. As empresas estão tão cegas pela concorrência, que entramos em um ciclo de mesmice e estagnação. Por outro lado, é preciso conhecer outros cenários, como o oceano azul.
Estratégia corporativa
Dessa forma, quando falamos em estratégia corporativa, tradicionalmente opta-se por exploração de nicho, diferenciação por custo e posicionamento por atributos competitivos, como caminhos a serem adotados. Mas, o oceano azul ousa unir os três.
Enquanto nos oceanos vermelhos as regras são estabelecidas pela concorrência e as empresas querem ganhar mais e mais fatias de mercado e audiência, trazendo uma disputa por preço e reduzindo os lucros, no oceano azul o foco deve ser:
- Criação de espaços de mercado ainda não ou pouco explorados;
- Geração de demanda;
- Análise dos segmentos alternativos;
- Inovação de valor;
- Visualização dos movimentos do mercado;
- Revisão da estratégia;
- Categorização dos concorrentes;
- Estudo do comportamento do consumidor;
- Proposição de valor, pessoas e lucro.
Passos da Matriz de valor
Além disso, é preciso também investir tempo na criação da Matriz de valor, para conhecer o nível de competição de um setor: o eixo horizontal representa a variedade de atributos nos quais o setor investe e compete e o vertical a relação entre valor e nível de oferta. Tem muita gente dando aula online? quais os atributos? E a relação com valor?
Além da matriz de valor, é preciso que a empresa tenha proposições que alinhem geração de valor, lucro e pessoas, pois sem um time engajado e que entenda todos os processos, é difícil implementar a estratégia do oceano azul.
Segundo o autor, “uma estratégia do oceano azul eficaz apresenta três qualidades complementares: foco, singularidade e mensagem consistente”. Para criar uma matriz de valor tangível, precisamos eliminar, reduzir, criar e elevar. Dessa maneira, para criar uma nova curva de valor é necessário:
Como usar a comunicação integrada nesse contexto?
Para chegar ao oceano azul, é preciso criar uma estratégia de inovação que seja viável, que faça sentido para aquele segmento e tenha um apelo claro. Para fugir da selva da mesmice, não vale criar algo novo e inútil. Muitas pessoas confundem a estratégia do oceano azul com grandes inovações tecnológicas ou criação de novos segmentos totalmente diferentes do que a empresa atua hoje. Não se trata disso. É apenas a criação de novas oportunidades, fora do oceano vermelho e que gerem valor!
Entenda a inovação
Além disso, a inovação de valor permite aumento do valor para o cliente, aliado à redução dos custos para a empresa. O autor usa casos do setor de entretenimento, como o Cirque de Soleil , que reconfigurou o contextos dos espetáculos, criando um nicho muito oportuno.
Se pensarmos em comunicação e criação de conteúdo digital, o livro nos dá ótimas dicas, como:
- Definição do setor de atuação;
- Mapeamento de setores alternativos;
- Criação de nichos com possíveis demandas;
- Análise dos grupos estratégicos dentro de cada setor;
- Focar em grupos de adquirentes (early adopters, que rapidamente adotam a nova tecnologia e a difundem);
- Ter um escopo de produtos e serviços claros;
- Ter apelos emocionais e funcionais;
Além disso, é preciso entender muito bem para qual tipo de cliente é seu produto ou serviço, sendo a classificação a seguir:
A chave da mensagem coerente: diferenciação
Segundo o autor, sem um mapeamento de públicos bem definido, mensagem consistente e clara, além de atributos funcionais não é possível ter uma estratégia bem sucedida:
“Sem essas qualidades, a estratégia da empresa provavelmente será confusa, indistinta e difícil de comunicar, com uma estrutura de custos alta. As quatro ações para a criação de nova curva de valor devem ser bem orientadas para o desenvolvimento de uma curva de valor com essas três qualidades, as quais servem como teste básico inicial sobre a viabilidade comercial das ideias do oceano azul”.
Dessa forma, uma ótima dica para campanhas de comunicação integrada na pespectiva do oceano azul é sempre fazer testes de viabilidade antes de um lançamento e também estar atento às mudanças de comportamento dos consumidores e suas categorias distintas, como falamos acima.
Foque na estratégia
Assim, ao ter uma comunicação integrada, público bem mapeado, aposta em uma proposição de valor que contempla pessoas , negócios e tecnologia, sua empresa diferencia-se da concorrência.
Vamos começar a navegar em oceanos azuis, considerando boas práticas de mercado, mas também dando espaço à inovação de valor e criatividade?
Vamos revisar os quatro pontos -chave da estratégia do oceano azul?
- Despertar: análise dos concorrentes diretos e indiretos – Olhar estratégico;
- Exploração visual: analisar vantagens competitivas e o que precisa ser reduzido, ampliado, eliminado e criado;
- Usar a matriz de valor e sempre pedir feedbacks dos atuais e novos clientes;
- Ter contato com clientes atuais e potenciais dentro de um segmento e entender suas demandas ao longo do tempo (influenciadores, por exemplo, no setor farmacêutico)
Espero que tenham gostado do artigo, deixem seus comentários e dúvidas! Até o próximo 😉
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Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiadora e Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação