Gatilhos mentais tem sido muito usados no meio digital, mas, sem planejar ou considerar a persona, de forma mecânica. Planejamento de comunicação é um dos grandes e mais desafiadores temas dos dias de hoje, em que a pressa pela entrega de conteúdo acaba reduzindo o trabalho de comunicação consistente ao volume de informação publicado.
Nesse oceano digital de tanto conteúdo, encontramos diversos recursos de comunicação persuasiva, denominada “Copywriting”.
Um dos principais autores a abordar a influência e o papel dos chamados gatilhos mentais na comunicação foi Robert Cialdini.
O que são?
Como afirma o autor Gustavo Ferreira, Gatilhos Mentais são apenas atalhos para a construção de um conteúdo baseado em Copywriting, mas, por si só, o uso de gatilhos não faz milagre e nem traz resultados incríveis se não houver elementos essenciais, como o Planejamento de comunicação integrada.
Sendo assim, um dos maiores erros no marketing digital é abusar de gatilhos e não considerar que eles são apenas ferramentas.
Por exemplo, você pode utilizar o gatilho da especificidade para mostrar seu foco de produção de conteúdo em dado tema, mas se isso não for real, se não há evidências, cases e depoimentos, será apenas um conjunto de palavras.
Assim, é preciso ir além. Para gerar confiança e ter autoridade, é essencial ter credibilidade no que é feito, dito e comunicado, sem isso, novamente, caímos na ideia da ferramenta mágica.
Um outro fator que aumenta a credibilidade na hora da tomada de decisão é o uso do gatilho da prova social. Ela deve ser usada com verdade, transparência e autorização de alunos que fizeram um curso , por exemplo, jamais serem inventadas para atrair curtidas.
Gatilhos negativos
Alguns gatilhos de cunho negativo, especialmente urgência, escassez e medo vem sendo muito utilizado nos roteiros de Copywriting e cartas de venda, mas podem trazer pontos negativos para sua campanha ou projeto de comunicação , soando agressivos e até mesmo repelindo sua audiência.
Ou seja, existem outros gatilhos mais oportunos, como imaginação, quebra de objeções e contraste que podem chamar atenção da sua persona sem serem apelativos e focarem apenas no aspecto negativo.
Consideramos que esses recursos são importantes para o posicionamento digital e devem estar presentes no plano tático, mas, acreditar que gatilho sozinho resolve todos os problemas de comunicação é inocência.
O que você acha?
Comente aqui o que acha do uso de gatilhos mentais.
MATERIAIS EXTRAS SOBRE PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO
Aprenda também a criar projetos de comunicação
Se quiser se aprofundar ainda mais, conheça nosso curso FORMAÇÃO COMPLETA e obtenha outros modelos e templates exclusivos.
Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiadora e Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação