Comunicação Institucional

Como criar um plano de comunicação integrada?

Por: Isabela Pimentel14/fev/2019
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Criar um plano de comunicação integrada não é simplesmente pegar uma fórmula pronta e sair replicando para todo e qualquer segmento. 

Cada planejamento é produto único, exclusivo e específico para determinada empresa.

Assim, é preciso enxergar todas as partes e elementos da gestão da comunicação, conforme nosso método abaixo.

Juntos, vamos ver como você poderá estruturar o plano de comunicação integrada da sua empresa.

Conheça as etapas do planejamento integrado de comunicação:

modelo-plano-comunicacao-pronto


Diagnóstico:
  É hora de ouvir! Aqui, você vai conhecer de perto a empresa, como a comunicação é feita, linguagem utilizada, além de analisar o micro e macroambiente;

Análise situacional: aqui você vai entender como sua empresa está e qual melhor forma de trabalhar a comunicação;

Mapeamento dos públicos: definição dos stakeholders;

Definição de objetivos, metas, táticas, estratégia: aqui você diz que caminho vai percorrer e como, em termos quanti e qualitativos;


Escolha das mensagens-chave:
que conteúdo é estratégico para sua empresa?

Escolha dos meios: que canais de comunicação utilizar para levar as mensagens –chave a esses públicos?

Indicadores estratégicos:  defina aqui as métricas e KPIs que vai utilizar para mensurar os resultados da campanha!

Investimentos: quanto será preciso investir?

Recursos : o que temos hoje para construir esse plano ou campanha?

Cronograma: quanto tempo vai levar?

Responsáveis: quais são os envolvidos e suas atribuições?

Plano de Ação: por onde vamos começar e quando as ações serão executadas?

 

Modelo de Plano de Comunicacao.

Agora que você conhece as principais etapas do planejamento, separei para você os principais tópicos de um plano de comunicação integrada!

Tópicos do Plano Objetivos
1 – Apresentação Descrever as principais características da organização, sua marca, seus produtos e serviços e qualquer outra informação relevante.
2 – O que fazer? Objetivos: gerais de marketing e de comunicação.
3 – Para quem fazer? Características do público-alvo da campanha.
4 – Como fazer? Definição das estratégias de comunicação.
5 – Onde fazer? Área da campanha.
6 – Como controlar e avaliar? Formas, indicadores e pessoas responsáveis pela avaliação e controle.
7 – Quanto vai custar? Investimentos: específicos e geral.
8 – Anexos Dados e informações que embasem o plano.

Por que falar de plano de comunicação?

 


Nesse sentido, tenho trabalhado nas consultorias de comunicação com a ideia de priorização e planejamento junto aos clientes, pois:

  1. Se temos planejamento e procedimentos preventivos, saberemos lidar melhor com crises e incêndios;
  2. Precisamos ter estratégias e ações planejadas em primeiro lugar, antes de resolver o não-urgente;
  3. Evitar a perda de tempo e foco com as interrupções potencializa a execução e processo de planejamento.

Nesse sentido, conectar todas as etapas do plano de comunicação integrada irá contribuir e muito para seu negócio, fortalecendo a reputação!

Ademais, esse plano de comunicação é um caminho  para que a empresa atinja seus objetivos estratégicos do plano de negócios.

Etapas do Plano de Comunicação Integrada

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Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

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