Integra que vai: como criar um plano de comunicação integrada?

14 fev 2019

Criar um plano de comunicação integrada não é simplesmente pegar uma fórmula pronta e sair replicando para todo e qualquer segmento.  Cada planejamento é produto único, exclusivo e específico para determinada empresa. Juntos, vamos ver como você poderá estruturar o plano de comunicação integrada da sua empresa.

Conheça as etapas do planejamento integrado de comunicação:

Diagnóstico:  É hora de ouvir! Aqui, você vai conhecer de perto a empresa, como a comunicação é feita, linguagem utilizada, além de analisar o micro e macroambiente!

Análise situacional: aqui você vai entender como sua empresa está e qual melhor forma de trabalhar a comunicação.

Mapeamento dos públicos: definição dos stakeholders

Definição de objetivos, metas, táticas, estratégia: aqui você diz que caminho vai percorrer e como, em termos quanti e qualitativos.

 

 

Escolha das mensagens-chave: que conteúdo é estratégico para sua empresa?

Escolha dos meios: que canais de comunicação utilizar para levar as mensagens –chave a esses públicos?

Indicadores estratégicos:  defina aqui as métricas que vai utilizar para mensurar os resultados da campanha!

Investimentos: quanto será preciso investir?

Recursos : o que temos hoje para construir esse plano ou campanha?

Cronograma: quanto tempo vai levar?

Responsáveis: quais são os envolvidos e suas atribuições?

Plano de Ação: por onde vamos começar e quando as ações serão executadas?

 

 

Agora que você conhece as principais etapas do planejamento, separei para você os principais tópicos de um plano de comunicação integrada!

 

Tópicos do Plano Objetivos
1 – Apresentação Descrever as principais características da organização, sua marca, seus produtos e serviços e qualquer outra informação relevante.
2 – O que fazer? Objetivos: gerais de marketing e de comunicação.
3 – Para quem fazer? Características do público-alvo da campanha.
4 – Como fazer? Definição das estratégias de comunicação.
5 – Onde fazer? Área da campanha.
6 – Como controlar e avaliar? Formas, indicadores e pessoas responsáveis pela avaliação e controle.
7 – Quanto vai custar? Investimentos: específicos e geral.

 

8 – Anexos Dados e informações que embasem o plano.

 

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Texto: Isabela Pimentel 
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

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14/02/2019 Isabela Pimentel

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