Quais são os elementos da gestão de crise?

21 out 2019

Gestão de crise é só criar um plano e mapa de risco?  Criar procedimentos é importante, mas ter um plano de resposta e ação rápida para os primeiros instantes da crise também é fundamental, afinal, ela já está em curso.

Então, baseado em seu mapa de risco e nos possíveis impactados, é necessário elaborar um Question and Answers, ou Q&A, ou seja, um guia contendo as repostas para as principais perguntas que sua empresa recebe via redes sociais, SAC digital ou Fale Conosco.

Dessa forma, após ser criado o Q&A , ele não pode virar um arquivo de word abandonado, ele deve ser transformado em algo prático, visível para todos.

Assim,  o ideal é que haja um treinamento para todos os membros da equipe que atuam nas redes sociais e fazem o chamado SAC Digital.

 Outra dica para o gerenciamento de crise é ter um manual de atendimento para estruturar sua estratégia de relacionamento digital com o cliente. Qual o tom das respostas? O tempo mínimo para responder?

Invista em gestão de crise

Decerto, esse tipo de questionamento deve orientar o trabalho de atendimento ao cliente que é feito via mídias sociais. Além das perguntas mais recorrentes, o tom de atendimento e das mensagens deve ser unificado.

Assim, vamos refletir: A empresa usa memes e é informal? Assim também deve ser, afinal, nada pior do que parecer ser aquilo que não se é só para amenizar uma crítica em tom de brincadeira!

Então , siga esses passos para gestão:

 1.   Crie o mapa de risco;

2.   Extraia a lista de temas mais recorrentes e cria o mapa de temas sensíveis

3.   Monitore as palavras do mapa de temas sensíveis;

4.   Estruture um plano de resposta e um Q&A;

5.   Defina uma equipe, faça treinamentos e invista em SAC Digital.

 

Quer saber mais sobre gestão de crise e planejamento?

Assista mais de 200 vídeos em nosso canal do Youtube sobre planejamento de comunicação. Aproveite para se tornar um comunicador mais estratégico!

Confira também 10 livros essenciais sobre comunicação integrada.

Então, se quiser se aprofundar ainda mais e adquirir conhecimentos bem estruturados sobre como planejar, gerir e monitorar a comunicação digital, conheça nossa FORMAÇÃO COMPLETA EM COMUNICAÇÃO INTEGRADA, a única no mercado.

Isabela Pimentel

Texto: Isabela Pimentel 
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

21/10/2019 Isabela Pimentel

Contato

Open chat
Precisa de ajuda?
Seja bem-vindo à Comunicação Integrada. Como podemos ajudar?