Quais são os elementos da gestão de crise?

21 out 2019

Criar procedimentos é importante, mas ter um plano de resposta e ação rápida para os primeiros instantes da crise também é fundamental, afinal, ela já está em curso.

Baseado em seu mapa de risco e nos possíveis impactados, é necessário elaborar um Question and Answers, ou Q&A, ou seja, um guia contendo as repostas para as principais perguntas que sua empresa recebe via redes sociais, SAC digital ou Fale Conosco. Mas, criado o Q&A , ele não pode virar um arquivo de word abandonado, ele deve ser transformado em algo prático, visível para todos.

O ideial é que haja um treinamento para todos os membros da equipe que atuam nas redes sociais e fazem o chamado SAC Digital.

 Outra dica para o gerenciamento de crise é ter um manual de atendimento para estruturar sua estratégia de relacionamento digital com o cliente. Qual o tom das respostas? O tempo mínimo para responder?

 

Esse tipo de questionamento deve orientar o trabalho de atendimento ao cliente que é feito via mídias sociais. Além das perguntas mais recorrentes, o tom de atendimento e das mensagens deve ser unificado. A empresa usa memes e é informal? Assim também deve ser, afinal, nada pior do que parecer ser aquilo que não se é só para amenizar uma crítica em tom de brincadeira!

Então , siga esses passos:

 1.   Crie o mapa de risco;

2.   Extraia a lista de temas mais recorrentes e cria o mapa de temas sensíveis

3.   Monitore as palavras do mapa de temas sensíveis;

4.   Estruture um plano de resposta e um Q&A;

5.   Defina uma equipe, faça treinamentos e invista em SAC Digital.

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21/10/2019 Isabela Pimentel

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