Sem dados e métricas, você apenas tem opiniões

22 mar 2020

Sem dúvida você enfrenta isso todo dia na sua empresa: a falta de uma visão baseada em dados estruturados, KPis e métricas? Não tem coisa pior do que ouvir do presidente “Eu ACHO assim que vai ficar bom, as pessoas que seguem o Facebook DEVEM gostar”.  Dá para perceber que está faltando dados?

Mas, como assim? Com base em que ele está dizendo isso? Seja como for, cabe a nós, gestores de comunicação#marketing e profissionais de #conteúdo e redes sociais explicar para ele a importância de TOMAR DECISÕES BASEADAS EM DADOS!

Em suma, fazer comunicação sem definir indicadores e formas de acompanhamento dos resultados é impossível nos dias de hoje. Além disso, com o aumento da concorrência, é preciso fazer um bom diagnóstico, elaborar um plano integrado e estar exatamente onde seu cliente está, falando sua língua.

Ademais, para a empresa começar a investir na mensuração de resultados, antes, é necessário criar uma “cultura de métricas”, levando em consideração a estruturação da equipe e obtenção de parceiro para atender a demanda.

Por exemplo, você confia nos dados do seu Google Analytics? Sabe quem instalou? Quem configurou? Em outras palavras, esse é o ponto inicial do negócio, como você vai começar a falar de métricas se não está conseguindo confiar os tomar decisão baseada em dados errados?

Para te ajudar nisso e ter uma cultura de dados e métricas, trouxemos algumas dicas abaixo, vamos lá?

Dicas para criar uma cultura de dados e métricas na sua empresa

  • 1. Faça uma análise dos canais de comunicação: redes sociais, canais para funcionários e redes sociais;
  • 2. Verifique hoje se há alguma forma de acompanhamento dos resultados e desempenho;
  • 3. Caso não haja, identifique quais canais são estratégicos para que públicos;
  • 4. Defina os canais e principais métricas;
  • 5. Estabaleça proposta de indicadores de desempenho (KPI) baseado nas métricas e defina a forma de coleta de dados;
  • 6.Analise os indicadores e os apresente para as partes interessadas do projeto (stakeholders);
  • 7. Estabeleça metas relacionadas aos KPIs;
  • 8. Defina responsáveis pelo acompanhamento;
  • 9. Analise e interprete os KPIs
  • 10. Planeje sempre com base nesses dados!

Por fim, Se você quer se aprofundar para estabelecer métricas e KPIs em sua empresa, participe do nosso curso  

Ele te dará uma visão completa do trabalho de comunicação baseado em dados e métricas e isso te ajudará a criar campanhas mais eficientes, ter mais resultados em projetos. 

Enfim, dados e métricas podem ser os elementos que te faltam para um lançamento de produto de sucesso ou o fortalecimento do seu relacionamento com stakeholders.

Para saber mais e se aprofundar, você também pode baixar o nosso material “Como ter uma cultura de métricas e melhorar o desempenho da sua marca nas redes sociais?”

Texto: Isabela Pimentel 
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

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22/03/2020 Isabela Pimentel

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