Como se faz diagnóstico de comunicação?

13 jan 2021

Diagnóstico de comunicação é a primeira e mais valiosa etapa para a construção de um plano de comunicação integrada. Tal qual um processo de investigação, é o momento de entender mais sobre a empresa, sua realidade, posicionamento e práticas comunicativas.

É impossível ser estratégico sem os dados que essa primeira etapa do planejamento é capaz de nos fornecer.

Por isso, nossa intenção é explicar todos os passos de como fazer um diagnóstico de comunicação , vamos lá?

O que é o diagnóstico de comunicação?

De acordo com Luciene Ricioti,  para planejar a comunicação, é preciso diagnosticar um problema e saber quais as ferramentas de comunicacao disponíveis , qual sua utilidade e como cada uma delas pode ser empregada”.

Segundo a autora,  o Planejamento de comunicação integrada deve ser mais amplo do que simplesmente orientar e definir a estratégia de comunicacao dentro do ambiente de marketing em estudo. Afinal, planejar é mais que fazer planinhos.

Dessa forma, sabendo que não é possível fazer um plano de comunicação sem passar pelo e que esse plano é a a linha mestra do relacionamento da empresa com seus públicos estratégicos, precisamos, primeiro, entender que públicos serão ouvidos na fase de diagnóstico.

Públicos importantes

Então, buscando uma visão mais integrada, os três públicos que são ouvidos tradicionalmente nos processos clássicos de diagnóstico são:

-Público interno;

– Público intermediário (distribuidores, parceiros, fornecedores, atacadistas)

– Comunidade (imprensa, ONG)

Mas, considerando que vivemos na era digital, o diagnóstico 360º deve considerar uma perspectiva multistakeholder e multicanal.

Assim sendo, separamos mais algumas dicas sobre o que está envolvido no diagnóstico de comunicação.

Conheça os principais passos, processos e entenda como o diagnóstico vai ser fundamental para seu plano de comunicação corporativa.

Quais são os passos para o diagnóstico de comunicação?

Assim sendo, reuni os primeiros passos essenciais para começar o trabalho de diagnóstico de comunicação, vamos lá:

Identificação da missão, visão e valores;

Definição do negócio;

Análise do ambiente externo, setorial e interno;

Diagnóstico estratégico da comunicação organizacional.

Em termos detalhados, esse processo macro e geral se desdobra em etapas específicas de análise de mercado, marca, reputação, canais e etc:

  1. Estudo aprofundado do planejamento estratégico da empresa
  2. Metas e objetivos estratégicos da empresa para curto, médio e longo prazo
  3. Analisar empresa e sua reputação
  4. Entrevistas com públicos estratégicos: parceiros, fornecedores,diretoria, colaboradores
  5. Auditoria de imagem
  6. Auditoria da reputação (redes sociais, mídia impressa, defesa do consumidor, manifestações de clientes)
  7. Mapeamento de defensores e detratores
  8. Mapeamento de concorrentes nacionais e internacionais
  9. Pesquisas de opinião
  10. Pesquisa de mercado
  11. Pesquisas de clima
  12. Pesquisa de atendimento ao cliente
  13. Grupo focal com formadores de opinião
  14. Compilação
  15. Apresentação

Processo sistêmico

Diagnóstico de comunicação integrada
Metodologia de Diagnóstico de Comunicação Integrada
Autora: Isabela Pimentel

Sendo um processo complexo, o diagnóstico de comunicação envolve observação atenta, escuta, análise, pois, para Kunsch, é ele que “direciona as técnicas e decisões que serão minuciosamente traçadas, tendo em vista atingir o que a organização almeja (KUNSCH, 2003).

Assim sendo, é preciso compreender todos os procedimentos de um diagnóstico, para, em seguida, começar a mineração e coleta de informações, e depois cruzar as informações coletadas e elaborar um relatório do diagnóstico.

Como sua empresa tem feito os processos de diagnóstico?

Quer saber mais sobre planejamento de comunicação?

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Isabela Pimentel

Texto: Isabela Pimentel 
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

13/01/2021 Isabela Pimentel

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