Como gerenciar a comunicação integrada?

06 nov 2020

Comunicação Integrada voltou a ser a palavra da “moda” em um momento em que diversas marcas fortaleceram a publicação de conteúdo nas redes sociais após a pandemia provocada pela Covid-19.

Mas, sair postando conteúdo sem uma gestão integrada dos canais  e uma estratégia definida pode ser um verdadeiro risco para a imagem e reputação da marca.  

Quantas crises provocadas por falta de gestão e planejamento vimos nos últimos meses?  Não apenas marcas de pequeno, mas também de médio e grande porte.

Vamos entender melhor como trabalhar o conteúdo diante dos desafios dessa gestão integrada. 

Essa é a nossa oportunidade e diferencial.

Como gerenciar conteúdo com comunicação integrada?

Sabemos que com o advento das redes sociais, muitas empresas ingressaram no mundo digital. Foi nesse momento que  “postar em vários canais” começou ainda mais a ser confundido com  o ato de  fazer “comunicacao integrada”

A emergência das tecnologias da informação alterou a forma de produzir os conteúdos. Com o surgimento da chamada comunicação multiplataforma, foi possível explorar novas linguagens e formatos. 

Por outro lado,  nessa era digital, em que temos excesso de conteúdo, a atenção se torna o mais bem mais escasso. De acordo com Samuel Pereira, no livro “Atenção, o maior ativo do século”, ser influente é ter a atenção das pessoas, ou seja, conseguir se diferenciar da concorrência em meio a enxurrada de informação. E para ser relevante, é preciso planejamento de comunicação e comunicadores capacitados!

Não é só atrair, é ser capaz de se relacionar e posicionar!

Atraindo atenção

Em meio a tantas distrações constantes, não é só a oferta e atração de leads que fazem a diferença: é a capacidade de retenção e de gerenciamento da base de leads. Sabe quando você acessa uma página e sente vontade de ficar lá, pois o conteúdo é muito bom, agradável e tem a ver com você?

É nisso que as marcas devem focar! Sua marca tem tido resultados bons em termos de engajamento?

Onde Está a atenção?

Para ter engajamento nas redes sociais, você precisa entender primeiro a  jornada da sua persona e em quais canais sociais ela está. Para Pereira, ao invés de centralizar a estratégia nos canais sociais apenas, é preciso trabalhar de forma complementar, utilizando-as como  Fonte de tráfego para seu site, e lá  sim,  gerando conversão . É o que chamados de gerenciar a comunicação integrada, com um tom de voz alinhado à estratégia, canais adequados e diretrizes claras.

Canais sociais devem garantir a visibilidade da marca, mas servem como Âncoras para direcionar e atrair para sua mídia própria, percebe a dica do autor?

O futuro do conteúdo

Se pensarmos em atração, ela está relacionada ao tráfego, mas ter um acesso alto ao seu site é muito diferente do trabalho efetivo de construir uma audiência. Para ter engajamento , precisamos colocar o poder nas mãos dos usuários, ou seja, ele quer algo on demand, que ele escolha como, onde e quando!?

Assim sendo, de acordo com o autor,  precisamos não apenas focar na atração de prospect, mas na retenção e sua transformação em um seguidor.  “As pessoas querem ir atrás da informação quando necessitam ao invés de ficar sendo bombardeados por ela, ver algo que não pediram”, afirma.

De acordo com Pereira, a abordagem do Inbound é voltada para conquistar a atenção das pessoas com algo de valor, em vez de interromper os conteúdos que elas estão consumindo, para isso, é preciso trabalhar o conteúdo de valor em diferentes formatos para o seu público.

Ir além das redes sociais

Nesse processo de gestão de conteúdos, não é só estar nas redes. Canais como blogs e newsletters tem tido destaque e relevância na onde do slowcontent, além de podcast. 

Por exemplo, empresas que tem blog e fazem um trabalho de conteúdo tem 97% a mais de links direcionando os visitantes para seu site do que as que não tem, gerando 3x mais visitas e visitas, reduzindo as objeções.

É a era da assistência, sendo importante primeiro a geração de valor. Por isso , Pereira nos traz dicas para formar o que chamou de jornada do engajamento. Confira:

Os três passos da jornada do engajamento

  1. Atração do interesse – comunicação para gerar identificação
  2. Formação de comunidade interessada – conteúdo a alinhado à jornada do cliente
  3. Conversão –  ofereça indo além de produto e serviço, mas sim trazendo uma transformação
  4. Interação – oferta de conteúdos próximos
  5. Retenção – relacionamento com a base

Relacionamento e comunicação integrada

Além disso, também é importante para manter interação com sua audiência que você:

  1. Entenda dúvidas, como sua persona busca e o que gosta
  2. Temas/palavras – “as palavras que você usa definem o seu sucesso- por elas que a audiência te encontra, chega e te coloca no topo das buscas”, ou seja, vale pensar em SEO!

Para o autor, todo trabalho de relevância online está relacionado ao uso das palavras-chave corretas e coerentes com seu posicionamento. E essas palavras devem estar em todo conteúdo que produz – foto, vídeo, imagem.

Outro ponto importante é pensar na segmentação, oferta e otimização, pois não basta ter tráfego, trabalhe e forme sua audiência.

Produza um conteúdo que atende uma demanda, foque!  E invista nas palavras-certas para ser encontrado!

Gerencie a comunicação de forma integrada!

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Texto: Isabela Pimentel 
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

06/11/2020 Isabela Pimentel

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