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Projetos de Comunicação

Gestão ágil de projetos de comunicação

Por: Isabela Pimentel29/mar/2021
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Projetos de comunicação precisam ser levados a sério nas empresas e precisam dar conta da realidade complexa em que vivemos.

não há espaço para processos longos e pesados no mercado. Cada vez mais as empresas precisam desenvolver a capacidade de adaptação a cenários que estão em constantes transformações.

E é nesse momento que precisamos considerar a gestão ágil de projetos de comunicação.

Como pensar gestão de projetos de comunicação?

Um plano estratégico ‘quadrado’ e que não seja aderente à cultura  e aos processos do mercado e da empresa nesse segmento, de nada vale.

Nessa mesma lógica,  é diante dessas transformações que o desenvolvimento do chamado mindset de startup pode ser incorporado tanto a vida pessoal quanto às empresas. Isso evita riscos desnecessários de estar preso a modelos ultrapassados, que causam riscos às empresas.

Para que possamos entregar algo inovador, ou seja, que gere valor para dado nicho ou segmento mais amplo, não precisamos necessariamente inventar algo novo, mas promover a inovação na prática cotidiana, que é um processo que envolve a cadeia de valor e é coletivo.

Há inovações incrementais e nem toda inovação precisa ser radical: podemos ter pequenas melhorias e grandes resultados.

Projetos ágeis

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Adaptabilidade, agilidade, resiliência, criatividade para adoção de novas abordagens voltadas a produtos e serviços já existentes são alguns dos conceitos do mindset startup que , com certeza, distinguem as empresas de sucesso das que estão em declínio, pois ‘pararam’ no tempo.

A cara da gestão de projetos  de comunicação ágil

Outro elemento desse mindset que podemos incorporar é a cultura do erro – “learn fast, fail fast’.

Ao pararmos de condenar os erros e focar nos aprendizados que essas oportunidades trazem para melhoria dos processos, ganhamos conhecimentos que não seriam adquiridos de outra maneira.

Decerto, Cocriação e Colaboração são alguns traços das startups que busco trazer para meus projetos  de comunicação e vida pessoal , especialmente em processos de construção de planos de comunicação.

Nesse sentido,  se um plano é construído sem considerar o outro e suas necessidades, que chance tem de dar certo sendo imposto de cima para baixo?

Então, se “experimentar é o novo planejar” , só temos a ganhar com a adoção do mindset startup.

Confira nossa proposta de framework para um projeto ágil de comunicação

Quais os principais benefícios e obstáculos desse jeito de pensar e inovar nos negócios?

De fato, dentre os principais benefícios de mudar a forma tradicional de pensar  e planejar a comunicação e adotar esse mindset , estão o desenvolvimento de uma capacidade mais rápida de resposta diante dos desafios diários, envolvimento das lideranças, transformação cultural, adoção de modelos de negócio inovadores, modelos ágeis de gestão, educação do mercado e desenvolvimento de produto a partir do desenvolvimento do cliente.

Dessa forma,  algumas das barreiras que os projetos ágeis podem enfrentar são o medo da mudança, falta de visão dos líderes, influência da cultura organizacional, falta de adesão aos projetos inovadores e consequente ausência de apoio institucional.

Assim, é possível fazer constantes melhorias, ajustes entre problemas e soluções x demandas do mercado e otimizar a entrega de valor ao cliente adotando a mentalidade startup, para superar as barreiras à inovação.

Lembramos que todo projeto envolve riscos e que o modelo de gestão adotado precisa dialogar com a cultura organizacional.

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Texto: Isabela Pimentel 
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

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