Gestão ágil de projetos de comunicação

29 mar 2021

Projetos de comunicação precisam ser levados a sério nas empresas e precisam dar conta da realidade complexa em que vivemos.

Já não há espaço para processos longos e pesados no mercado. Cada vez mais as empresas precisam desenvolver a capacidade de adaptação a cenários que estão em constantes transformações.

E é nesse momento que precisamos considerar a gestão ágil de projetos de comunicação.

Como pensar gestão de projetos de comunicação?

Um plano estratégico ‘quadrado’ e que não seja aderente à cultura  e aos processos do mercado e da empresa nesse segmento, de nada vale.

Nessa mesma lógica,  é diante dessas transformações que o desenvolvimento do chamado mindset de startup pode ser incorporado tanto a vida pessoal quanto às empresas.

Para que possamos entregar algo inovador, ou seja, que gere valor para dado nicho ou segmento mais amplo, não precisamos necessariamente inventar algo novo, mas promover a inovação na real, que é um processo que envolve a cadeia de valor e é coletivo. Há inovações incrementais e nem toda inovação precisa ser radical: podemos ter pequenas melhorias e grandes resultados.

Projetos ágeis

projetos-de-comunicacao

 

 

 

 

Adaptabilidade, agilidade, resiliência, criatividade para adoção de novas abordagens voltadas a produtos e serviços já existentes são alguns dos conceitos do mindset startups que , com certeza, distinguem as empresas de sucesso das que estão em declínio, pois ‘pararam’ no tempo.

A cara da gestão de projetos  de comunicação ágil

Outro elemento desse mindset que podemos incorporar é a cultura do erro – “learn fast, fail fast’.

Ao pararmos de condenar os erros e focar nos aprendizados que essas oportunidades trazem para melhoria dos processos, ganhamos conhecimentos que não seriam adquiridos de outra maneira.

Decerto, Cocriação e Colaboração são alguns traços das startups que busco trazer para meus projetos  de comunicação e vida pessoal , especialmente em processos de construção de planos de comunicação.

Nesse sentido,  se um plano é construído sem considerar o outro e suas necessidades, que chance tem de dar certo sendo imposto de cima para baixo?

Então, se “experimentar é o novo planejar” , só temos a ganhar com a adoção do mindset startup.

Quais os principais benefícios e obstáculos desse jeito de pensar e inovar nos negócios?

De fato, dentre os principais benefícios de mudar a forma tradicional de pensar  e planejar a comunicação e adotar esse mindset , estão o desenvolvimento de uma capacidade mais rápida de resposta diante dos desafios diários, envolvimento das lideranças, transformação cultural, adoção de modelos de negócio inovadores, modelos ágeis de gestão, educação do mercado e desenvolvimento de produto a partir do desenvolvimento do cliente.

Dessa forma,  algumas das barreiras que os projetos ágeis podem enfrentar são o medo da mudança, falta de visão dos líderes, influência da cultura organizacional, falta de adesão aos projetos inovadores e consequente ausência de apoio institucional.

Assim, é possível fazer constantes melhorias, ajustes entre problemas e soluções x demandas do mercado e otimizar a entrega de valor ao cliente adotando a mentalidade startup, para superar as barreiras à inovação.

Gostou?

Assim, se você gostou desse artigo aguarde, o próximo artigo onde falaremos sobre planejamento de comunicação e projetos!

Confira nossos materiais gratuitos que separamos sobre projetos de comunicação:

Template para Plano de Comunicação Integrada

Guia completo para projetos de comunicação

Infográfico – Seu plano e projeto de comunicação são efetivos?

Diagnóstico de comunicação para projetos e planos

Assine nosso canal no Youtube para receber mais dicas semanais e aulas gratuitas

Então, se quiser se aprofundar ainda mais e adquirir conhecimentos bem estruturados sobre como planejar, gerir e monitorar a comunicação digital, conheça nosso curso FORMAÇÃO COMPLETA EM COMUNICAÇÃO INTEGRADA.

29/03/2021 Isabela Pimentel

Contato

Open chat
Precisa de ajuda?
Seja bem-vindo à Comunicação Integrada. Como podemos ajudar?