OKR
Métricas de Comunicação

OKR: como implementar?

Por: Isabela Pimentel10/nov/2020
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OKR tem sido muito falado nos últimos anos. Mas, o que é isso? Como implementar? E o que essas letras podem impactar na gestão da comunicação integrada e nos projetos corporativos?

Sabemos que metas são elementos essenciais para a gestão de projetos em comunicação, mas , quantas empresas, de fato, as tem?

E , pior, quantas as tem e simplesmente não monitoram e acompanham e saem agindo sem planejamento? Tudo é com base no achismo, né?

OKR: como implementar?
Livro OKR, de John Doerr

Para apresentar a importância de avaliar o que é fundamental para os negócios, John Doerr criou um livro inteiramente dedicado aos OKR, um sistema colaborativo de gestão para definição de metas.

Nesse sentido, eles servem para estabelecer “como” obter determinado objetivo ou alcançar a estratégia. São os Key results.

De acordo com Emilio Herrero, enquanto os objetivos são qualitativos e focam na superação de um gap, trazendo resultado, os OKRs são quantitativos, abordando o desempenho do projeto ou processo.

OKR , ou key results , tem sido muito falado nos últimos anos, até demais. Mas, o que é isso? Como implementar? E o que essas letras podem impactar na gestão da comunicação integrada?

😀 O primeiro passo do ciclo OKR é, obviamente, a definição dos objetivos de comunicacao alinhados ao negócio. Independente se for trimestral ou anual, aqui temos algumas “regras” básicas: colaboração e prioridade. 👩‍💻 Reuniões e check-ins são a parte mais necessária desse processo, porque eles irão ajudar no acompanhamento desses resultados.

Eles precisarão acontecer com uma certa frequência, para que todos os passos sejam analisados.

Então, o primeiro passo do ciclo OKR é, obviamente, a definição dos objetivos. Independente se for trimestral ou anual, aqui temos algumas “regras” básicas: colaboração e prioridade.

Assim sendo, reuniões e check-ins são a parte mais necessária desse processo, porque eles irão ajudar no acompanhamento desses resultados. Eles precisarão acontecer com uma certa frequência, para que todos os passos sejam analisados na equipe e nas atividades.

Afinal, o que é OKR?

OKR  ou objectives and  key results é sistema essencial para estabelecer “como” obter determinado resultado. Mas, para dar certo, ele precisa ser mensurável e verificável , avaliando se foi cumprido ou não em dado período e assim, ajuda no  estabelecimento de prioridades.

Quais são os resultados-chave esperados para cada objetivo definido?

De forma ampla, os KRs seriam os elementos que conectam as metas aos objetivos, criando uma vinculação entre ele. Assim, para atingir cada meta, precisamos que resultados -chaves específicos sejam alcançados, seguindo as etapas de:

  1. Desenvolver KRs;
  2. Associar a objetivos estratégicos;
  3. Apresentar  para equipe.

O autor recomenda que sejam criados de 3  a 5 resultados-chave para cada objetivo do planejamento.

Nesse sentido, um erro que faz com que as metas não sejam cumpridas é que muitas vezes não são priorizadas e são definidas de cima para baixo. “Por outro lado, OKR é processo participativo – contrato social cooperativo para estabelecer prioridades do que precisa ser medido”, destaca o autor.

Alguns elementos que o sistema OKR precisa: foco, alinhamento, acompanhamento e esforço. Vamos agora entender como estabelecer esses resultados-chave.

Como estabelecer os resultados -chave?

Assim, resultado -chave é mais concreto que objetivo, é a alavanca para atingir a meta, tem horizonte certo, definido e precisa ser apoiado no KR anual e de longo prazo.

Ao invés de milhões de metas sem foco, é preciso “concentrar” a artilharia em poucos alvos, ou seja, estabelecer prazos e prioridades para o que realmente importa, envolvendo times e executivos.

Como principais benefícios dos OKR, temos transparência e colaboração, que assim,  gera vínculo e clareza.

Ou seja, OKR é um sistema de gestão que conecta objetivo e meta com Resultado-Esperado, sendo considerado uma ferramenta de gerenciamento.

Confira os passos para implementá-los em sua empresa:

  1. Definir objetivo;
  2. Estabelecer KR;
  3. Acompanhamento;
  4. Revisão (progresso e atualização).

Dessa forma, como a cultura precisa ser embasada na estratégia, os OKRs são um sistema vivo e que envolvem transparência, gestão clara e possibilitam flexibilidade para o cumprimento de metas.

Exemplos de OKRs para projetos

Como estruturar metas? É só criar e pronto? Antes de entender e delimitar metas, precisamos olhar o cenário de negócios e os desafios da organização!

Sendo assim, primeiro, faça uma auditoria do momento atual , entenda gaps e defina quais são os objetivos da comunicação da sua empresa..só então:

1. Invista em Planejamento de Comunicação;

2. Estabeleça objetivos distintos para públicos distintos, mas que sejam conectados aos objetivos de negócio;

3. Defina as metas;

4. Escolha os indicadores, sabendo que há indicadores de eficiência (processo definido no planejamento) +indicadores de eficácia ((associados aos resultados alcançados);

Agora sim foque na construção de mensagens relevantes.

Vamos entender também alguns exemplos de OKRs para projetos?

  • otimizar a lembrança de marca em 15% até o próximo semestre;
  • aumentar o lucro do ecommerce em 15% nos próximos 12 meses.

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Bora sair do achismo e criar planos de comunicação e campanhas baseadas em métricas e KPIs?

Isabela Pimentel

Texto: Isabela Pimentel 
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

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