OKR: como implementar?

10 nov 2020

OKR tem sido muito falado nos últimos anos. Mas, o que é isso? Como implementar? E o que essas letras podem impactar na gestão da comunicação integrada?

Sabemos que metas são elementos essenciais para a gestão de projetos em comunicação, mas , quantas empresas, de fato, as tem? E , pior, quantas as tem e simplesmente não monitoram e acompanham e saem agindo sem planejamento?

OKR: como implementar?
Livro OKR, de John Doerr

Para apresentar a importância de avaliar o que é fundamental para os negócios, John Doerr criou um livro inteiramente dedicado aos OKR, um sistema colaborativo para definição de metas. Eles servem para estabelecer “como” obter determinado objetivo ou alcançar a estratégia.

Afinal, o que é OKR?

OKR  ou objectives and  key results é sistema essencial para estabelecer “como” obter determinado resultado. Mas, para dar certo, ele precisa ser mensurável e verificável , avaliando se foi cumprido ou não em dado período e assim, ajuda no  estabelecimento de prioridades.

Quais são os resultados-chave esperados para cada objetivo definido?

De forma ampla, os KRs seriam os elementos que conectam as metas aos objetivos, criando uma vinculação entre ele. Assim, para atingir cada meta, precisamos que resultados -chaves específicos sejam alcançados, seguindo as etapas de:

  1. Desenvolver KRs;
  2. Associar a objetivos estratégicos;
  3. Apresentar  para equipe.

O autor recomenda que sejam criados de 3  a 5 resultados-chave para cada objetivo do planejamento. Um erro que faz com que as metas não sejam cumpridas é que muitas vezes não são priorizadas e definidas de cima para baixo. “Por outro lado, OKR é processo participativo – contrato social cooperativo para estabelecer prioridades do que precisa ser medido”, destaca o autor.

Alguns elementos que o sistema OKR precisa: foco, alinhamento, acompanhamento e esforço.

Ou seja, resultado -chave é mais concreto que objetivo, é a alavanca para atingir meta, tem horizonte certo, definido e precisa ser apoiado no KR anual e de longo prazo.

Ao invés de milhões de metas sem foco, é preciso “concentrar” a artilharia em poucos alvos, ou seja, estabelecer prazos e prioridades para o que realmente importa, envolvendo times e executivos.

Como principais benefícios dos OKR, temos transparência  + colaboração, que assim,  gera vínculo e clareza.

Ou seja, OKR é um sistema de gestão que conecta objetivo e meta com resultado-esperado, sendo considerado uma ferramenta de gerenciamento.

Confira os passos para implementá-los em sua empresa:

  1. Definir objetivo;
  2. Estabelecer KR;
  3. Acompanhamento;
  4. Revisão (progresso e atualização).

Dessa forma, como a cultura precisa ser embasada na estratégia, os OKRs são um sistema vivo e que envolvem transparência, gestão clara e possibilitam flexibilidade para o cumprimento de metas.

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Isabela Pimentel

Texto: Isabela Pimentel 
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

10/11/2020 Isabela Pimentel

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