Conteúdo autêntico e com propósito é a alma do negócio

13 out 2018

Redes sociais, automação e uso de bots são temas centrais quando se pensa em relacionamento digital. Mas, muitas vezes, as estratégias são focadas apenas no produto e não no cliente.  É nessa hora que o marketing de gentileza faz toda diferença!

Para ajudar a humanizar as relações virtuais entre marcas e público/ clientes, a jornalista e empreendedora Laíze Damasceno criou o Marketing de Gentileza,  que tem como objetivo mostrar que gentileza gera confiança e que marketing de verdade é honesto, feito com estratégias fortes e autênticas.  A trajetória empreendedora da Laíze começou em 2013 e já contamos essa história aqui no blog.

Atualmente, ela atende clientes de diversas áreas de atuação como finanças, educação de idiomas, saúde e bem-estar, estilo e imagem pessoal, coaching, apresentações, advocacia, engenharia entre outras, além de comunicação e marketing digital, atuando em três  frentes de trabalho: mentoria para empreendedores, palestras e treinamentos in company e cursos presenciais e online.

Ela destaca que o marketing de gentileza pode melhorar o relacionamento através de técnicas como, por exemplo, conteúdo digital, estratégias e posicionamento de marca e relacionamento. “Vou citar algumas técnicas que implemento: PaH! (Propósito, Autenticidade e Humanização), Temas-Paixão e Temas-Chave de Conteúdo e Vocabulário Próprio da Marca”, detalha.

Confira a entrevista completa com a super Laíze Damasceno:

Comunicação Integrada:  Diante do  cenário de uso de bots e automatização, como a gentileza pode fazer a diferença?

Laíze Damasceno: Eu acredito em um trabalho de humanização dos bots. A gentileza entra exatamente aí, no quesito atenção genuína às pessoas e nos detalhes da conversa. Se o bot for configurado com base nos valores e no propósito da marca, se de fato responder à expectativa das pessoas, ou pelo menos da maior parte do público que represente a persona, a comunicação mesmo que automatizada por ser uma grande e poderosa ferramenta para tocar o coração e conquistar a confiança do cliente. É claro que educação e postura adequada fazem parte da gentileza.

Comunicação Integrada: Poderia citar um case bacana de marketing de gentileza?

Laíze Damasceno: Eu organizo os cases em algumas categorias. Por exemplo, os cases de sucesso dos meus alunos e clientes; atitudes e posturas de profissionais que se relacionam diretamente comigo e cases de outras marcas. Hoje eu quero destacar 2:

1. Uma cliente e aluna minha, uma jovem consultora de finanças pessoais, nunca havia feito absolutamente nada para divulgar seu trabalho nas mídias sociais. Tinha medo de se expor e não sabia por onde começar no marketing de conteúdo. Nosso ponto de partida foi o Propósito e o em seguida o alinhamento dele ao conteúdo que seria inaugurado. Respeitando valores, com estratégias honestas, valorizando seu público e com uma linguagem humanizada, autêntica e gentil, conseguimos em um dos primeiros posts dela no Linkedin conquistar 1.200 leads. Em seguida, ela atendeu 37 novos clientes e fechou contato com 10 novos clientes fixos. Em resumo, toda a estratégia de conteúdo que desenhei para ela e junto com ela foi em total respeito e alinhamento em primeiro lugar ao que era importante para ela. Marketing limpo e gentil, sem forçar a barra com o cliente, resulta em um marketing de sucesso para conquistar as pessoas no ambiente digital.

2. Recentemente eu lancei um novo ebook sobre como criar títulos para conteúdo digital e pedi que meus leitores me dessem feedbacks. Recebi a maior e melhor crítica do ano. Laila Crivelari, designer brasileira que mora Londres, me enviou um email lindo, com uma crítica ultra construtiva. Nunca havíamos nos falado antes, e então descobri que ela me acompanha no Linkedin. O email dela foi o seguinte. Disse que o conteúdo era excelente, mas que o design do ebook não condizia com a qualidade do meu trabalho. Mas ela foi tão verdadeira e incrível que ao invés de só criticar, como a maioria faz, ela enviou sugestões de melhorias e uma prévia em anexo de como poderia ficar melhor. Resumo: fizemos uma parceria e ela fez o design de todo o ebook e eu o lancei novinho em folha! Resultado disso: recentemente dei uma entrevista ao portal Na Prática, da Fundação Estudar. E adivinhe de quem eu lembrei quando a repórter me perguntou sobre como jovens e universitários podem aplicar o marketing de gentileza para trabalhar o marketing pessoal e gerar oportunidades? Lembrei da Laila! Veja aqui: https://www.napratica.org.br/marketing-de-gentileza-como-usar

Comunicação Integrada: Você é case de sucesso na criação de um nicho. Como seu trabalho pode inspirar o de outras pessoas que estão busca de seu propósito?

Laíze Damasceno: Uma das coisas que faço dentro do método Marketing de Gentileza é exatamente ajudar as pessoas a descobrirem o propósito de vida. Eu decidi ensinar e ajudar sobre isso, pois quando tive clareza do meu, minha carreira deu um salto que nem sei mensurar. O meu propósito é inspirar, emocionar e tocar o coração das pessoas. Para cumprí-lo, eu ajudo as pessoas a se reinventarem profissionalmente para conquistar a confiança do público e o reconhecimento, por meio de estratégias de conteúdo humanizado, autêntico e com propósito. E, claro, com um marketing gentil, forte e honesto!

Deixe um comentário

13/10/2018 Isabela Pimentel

Vamos juntos?