Quais são os fluxos de comunicação?

27 mar 2018

Fluxos da comunicação são estratégicos e precisam ser mapeados. Vemos, nas organizações, muitas lideranças reduzindo o trabalho de planejamento estratégico de comunicação à mera criação de planos em planilhas e sua posterior apresentação no formato ppt.

Então, seria só isso mesmo?

Decerto,  todo trabalho de planejamento de comunicação começa com uma etapa de diagnóstico, ou seja, análise de cenários, que são o micro e o macroambiente. É a partir daí que eu poderei entender melhor o solo em que a mensagem institucional será divulgada.

O passo inicial: diagnóstico de comunicação

De forma geral, em termos detalhados, esse processo macro e geral se desdobra em etapas específicas de análise de mercado, marca, reputação, canais e etc:

  1. Estudo aprofundado do planejamento estratégico da empresa
  2. Metas e objetivos estratégicos da empresa para curto, médio e longo prazo
  3. Analisar empresa e sua reputação
  4. Entrevistas com públicos estratégicos: parceiros, fornecedores,diretoria, colaboradores
  5. Auditoria de imagem
  6. Auditoria da reputação (redes sociais, mídia impressa, defesa do consumidor, manifestações de clientes)
  7. Mapeamento de defensores e detratores
  8. Mapeamento de concorrentes nacionais e internacionais
  9. Pesquisas de opinião
  10. Pesquisa de mercado
  11. Pesquisas de clima
  12. Pesquisa de atendimento ao cliente
  13. Grupo focal com formadores de opinião
  14. Compilação
  15. Apresentação

Também é muito importante que antes de começar um plano integrado de comunicação, existem dois passos importantes para serem seguidos: o mapeamento de fluxos e das redes.

Nesse sentido,  preparamos um infográfico especial com o resumo da nossa Metodologia de Diagnóstico de Comunicação, confira:

diagnostico-de-comunicacao

O que são redes de comunicação?

Nesse sentido,  as redes de comunicação podem ser formais, originárias dos chamados fluxos oficiais, ou seja , emitidos pelo setor de comunicação.

De forma complementar, outro exemplo seria o conselho editorial e o comitê de colaboradores. Já como rede informal podemos citar os grupos de whatsapp que são formados sem ser a partir de uma iniciativa corporativa.

Assim, além das redes , os fluxos podem ser mapeados, pois impactam na forma como a informação percorre os diferentes setores da empresa.

Os principais tipos existente são:

Fluxo de comunicação ascendente

É quando a informação se dirige do liderado para o líder. É válido para que a alta gestão receba um feedback dos funcionários e suas percepções e pode gerar insights sobre clima organizacional.

Fluxo de comunicação descendente

Dessa forma, ele segue do líder para o liderado, podendo ser chamado também de comunicação vertical ou oficial.

Assim, nesse fluxo, são transmitidas normas, regras, políticas institucionais.Para que haja um processo de comunicação equilibrado , esses fluxos devem ser monitorados e acompanhados, para evitar excessos.

Qual fluxo predomina na sua empresa? Será que não é hora de analisar e rever seus impactos no planejamento , cultura e clima organizacionais?

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Isabela Pimentel

Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

  

27/03/2018 Isabela Pimentel

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