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Consultoria de Comunicação Integrada

Matriz de engajamento para stakeholders

Por: Isabela Pimentel5/jan/2023
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Todo projeto tem diversas partes interessadas, mas, cada uma tem diferentes participações e interesses nos projetos corporativos. Por isso, vale conhecer a ferramenta chamada Matriz de Engajamento em projetos.

Nesse sentido, essa matriz permite mapear pessoas, grupos ou organizações que possam afetar ou ser afetadas pelo projeto, além de potencializar a análise das expectativas das partes interessadas e seu impacto sobre o contexto organizacional e possibilitar o desenvolvimento de estratégias de comunicação no plano de gerenciamento do projeto.

Assim, de acordo com Camargo (2019),  um stakeholder pode ser definido como “ pessoa que tem interesse na gestão de empresas ou na gestão de projetos, tendo ou não feito investimentos neles”.

Muito além da visão de ‘público’ do projeto, a visão de stakeholder nos permite pensar em um sentido de mão dupla, ou seja, os stakeholders influenciam e são influenciados pela comunicação gerencial nas organizações.

Nesse sentido, se considerarmos a complexa realidade corporativa, podemos ter como exemplos de stakeholders os dirigentes, colaboradores, fornecedores, clientes, concorrentes, familiares, investidores.

Como construir a Matriz de engajamento?

Além dos interesses conflitantes, muitas vezes, há períodos de queda no grau de participação e comprometimento dos públicos nos projetos e , enquanto gestores, precisamos estar sempre muito atentos e saber ouvir.

Muito se ouve falar sobre Partes Interessadas ( Stakeholders ) e os efeitos, positivos ou negativos, que os mesmos possuem sobre o projeto. Pouco se fala em estarmos próximos a elas, direta ou indiretamente, influenciá-las, monitorá-las e, ultimamente, engajá-las.

Segundo o PMBOK ®, os níveis de engajamento das partes interessadas nos projetos podem ser classificados como: Desinformado; Resistente; Neutro e que Fornece Apoio ao sucesso do projeto.

Matriz Poder x Influência em Projetos – graus de engajamento

Já utilizou esse metodologia? Estamos utilizando essa matriz para desenvolver um projeto para uma equipe de Marketing de um grande player nacional no segmento de saúde.

Cabe destacar que esses stakeholders ou partes interessadas não são todos iguais, possuem diferentes graus de poder e interesse nos projetos de comunicação e também diversos graus de engajamento.

Por isso, antes mesmo de categorizá-los, agora que já temos o conceito de Stakeholders de Freeman, desenvolvido em 1983, vamos aprender a criar um mapa de stakeholders e a partir disso, um plano de comunicação para as diferentes partes interessadas.

Antes de iniciar a construção de um plano de comunicação, passamos pela fase de diagnóstico, ou seja, é na fase de diagnóstico que podemos conhecer o nosso mapa de públicos, sim! Também chamados de stakeholders ou partes interessadas em um projeto.

Então, vamos conhecer os passos para criação da matriz de engajamento dos stakeholders:

-Analisar o cenário atual da organização;

-Mapear os elementos da cadeia de valor;

-Localizar os principais públicos com os quais ela se relaciona;

-Identificar todos os envolvidos direta e indiretamente nos projetos;

-Considerar expectativa e interesse dessas partes interessadas;

  • Aí sim classificá-los segundo poder, interesse, engajamento, etc.

Modelo de Mapa de engajamento de stakeholders

Então, agora é hora de colocar sua empresa graficamente no centro e ao redor, os principais públicos de interesse, em um modelo circular. Além do modelo circular, há outras formas de representar o mapa de stakeholders, há um modelo que considera a frequência de contato e a influência ou poder.

Necessidades e expectativas das partes interessadas

Planejar o engajamento das partes interessadas é o processo de desenvolvimento de abordagens para envolver as partes interessadas do projeto, com base em suas necessidades, expectativas, interesses e potencial impacto no projeto.

Em alguns diagnósticos que realizei recentemente para clientes e mentorados, todos os atakeholders recebiam as mesmas mensagens e não havia pesquisas antes das campanhas realizadas. O resultado? Alto esforço e baixo engajamento nos projetos.

Como gerenciar o engajamento das partes interessadas?

Primeira dica: Avalie sempre e periodicamente os níveis de engajamento e influência das partes interessadas.

Cada parte interessada pode afetar o projeto de uma forma diferente,por isso, mapeie as partes interessadas no projeto e planeje ações para engajar as partes interessadas. E sempre: monitore a efetividade das ações de engajamento.

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