Política de comunicação é algo realmente raro nas empresas brasileiras. Ela é um conjunto de diretrizes e processos para guiar relação de uma empresa com seus públicos estratégicos. Mas, como chegar lá?
É na política que pontos estratégicos serão detalhados, como relacionamento com imprensa, relacionamento em momentos de crise, comunicação digital, ações de marketing e etc.
“A política traz esse norte, seja para processos , ações ou produtos. É um verdadeiro guia”, destaca o professor e consultor Wilson Bueno, da ComTexto.
Plano e política de comunicação
Muita gente confunde os dois conceitos, mas é preciso diferenciá-los e saber quem vem antes. A política de comunicação é a base, definindo públicos estratégicos, propostas, diretrizes, ações e isso é consolidado no formato de um plano, com acompanhamento e mensuração de resultados.
O plano, assim, ajuda a implementar a política na organização, provendo diretrizes, produtos, iniciativas e processos. “Se quisermos criar uma ação de mídias sociais, isso deve estar previsto na política, ou seja, são os pontos importantes de ancoragem. A base de respaldo do plano é a política de comunicação e isso é raro nas organizações brasileiras”, destaca Bueno.
Para dar certo, a política de comunicação precisa ser um processo participativo, de diálogo com os diversos públicos da instituição, obviamente, a liderança e alta gestão.
Assim sendo, a empresa que tem política sabe com quem deve se relacionar, em quais canais, criando ações e estratégias. “Dos pressupostos da política de comunicação é que vem o plano de comunicação integrada. Em tempos de sociedade conectada, não dá para trabalhar com base na intuição e achismp”, explica Bueno.
Sem política, só achismo
Sem acompanhamento de resultados e planejamento, a comunicação fica sem foco e norte, trazendo riscos para a imagem e reputação das organizações.
Ou seja, por trás de toda ação, post e campanha, deve estar claro o foco e objetivo, especialmente associados à dimensão estratégica.
Dessa forma, sem considerar riscos, processos e ter um mapa claro de seus públicos de interesse, a organização fica à mercê da própria sorte, por isso, é essencial estudar, analisar cenários e desenvolver políticas de comunicação. Vamos fazer comunicação integrada e ser mais estratégicos?
Sua empresa tem política de comunicação?
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