Estratégia digital: conteúdo que engaja

14 out 2020

Estratégia digital é algo que nem toda marca tem , mas que faz toda diferença quando pensamos em posicionamento, relacionamento e reputação.

Hoje vamos falar sobre o livro ‘Contágio”, de Jonah Berger’. O autor começa a obra falando sobre o poder do Boca-a- Boca na decisão de compras e como os sistemas de recomendação contribuem para o contágio. Não compramos pelo preçou ou valor apenas, mas pela transformação que a história nos traz! Já pensou nisso na sua vida e cotidiano?

Ao contrário de anúncios criados com marcas com gatilhos mentais agressivos focados na escassez e medo, as recomendações tem sinceridade e objetividade, aumentando o compartilhamento orgânico e facilitando o reconhecimento de marca. Melhor atrair um público interessado que meramente assustado e com medo!

Como criar essa estratégia digital?

Uma das formas de levar seu conteúdo mais longe, ainda que seja específico, é saber criar uma história, uma narrativa.Nas palavras do autor, “contagioso é o conteúdo que se espalha por meio da influência social”. Demais essa visão!

Ele apresenta seis passos para criar um conteúdo que engaja:

  1. Moeda social : depoimentos
  2. Gatilhos : mostrar relevância
  3. Emoção: ao invés de falar da função, diga a emoção/sensação
  4. Percepção : trazer exemplos palpáveis
  5. Valor prático:  conhecimento  + competência e valor útil
  6. História :  embutir conteúdos e produtos com histórias que vendam, gerem emoção , ter meu próprio cavalo de troia

Por meio da moeda social, é possível contar uma experiencia única – as pessoas gostam de partilhar coisas que as deixem bem na frente das outras.

Todos os conteúdos que contém relato pessoal e história nos fazem ter vontade de contar. “Lembra da criança que mostra um desenho depois que acabou de termina-lo? Seu conteúdo deveria fazer o mesmo: dar vontade de partilhar”.

Também é importante saber alavancar uma notabilidade interna e a mecânica do jogo, ou seja, ao partilhar, fazer pessoas se sentirem por dentro do negócio, como se fossem membros. Pense nos clubes de assinatura!

Ele acredita que ao nos comunicar, não estamos apenas passando informação, mas falando algo sobre nós mesmos.

Outro ponto interessante do livro é a diferença entre  boca boca imediato e o contínuo, onde você quer focar?

Entenda mais sobre os dois:

Imediato: você partilha informação sobre produto ao ser impactado

Contínuo:  mantém conversas na semana seguinte

Produtos apenas interessantes não sustentam um boca a boca contínuo. Ou seja, é preciso manter esse fluxo de contação de histórias sempre!

Associação de marca

Para despertar curiosidade e interesse, ele recomenda que se busque explorar os gatilhos naturais do seu produto ou serviço , como a associação de Kit kat/ Café!

E na hora de fazer associação, cuidado: quanto maior o numero de coisas a que uma ideia está associada, mais frágil esse elo.

Uma grande lição é que não devemos focar as mensagens de marketing na informação, mas na emoção que ele desperta. Não é o fato, mas emoções subjacentes que levam a pessoa a agir.

Assim sendo, o foco do conteúdo que engaja é sua capacidade de inspirar pessoas a se inspirarem e seguirem nossas dicas e conteúdos. Pense agora: o  quanto ainda falam do seu produto ou conteúdo depois de uma campanha?

Afinal, pessoas não pensam em termos de informação, mas sim em narrativa: a informação vem de carona e histórias são fontes de aprendizado cultural.

PONTOS PRINCIPAIS DO LIVRO

1.Ter produtos e ideias contagiantes

2.Moeda social:  compartilhar coisas que geram boa imagem

3.Gatilhos: recurso para oferecer benefícios na ponta da língua

4.Emocao: quando eu me importo, realmente compartilho

5. Publico: feito para ser falado pelas suas audiências principais

6.Valor pratico: novidade que se pode usar

7. História:  informação viaja disfarçada

Gostou?

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Texto: Isabela Pimentel 
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

14/10/2020 Isabela Pimentel

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